Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 08/11/2012 às 09:15:28

Exames com resultado na hora começam a virar realidade

Exames na hora

Os biochips e suas promessas de exames cujos resultados saem na hora começam a se tornar realidade.

O cientista norueguês Stig Morten Borch, do instituto SINTEF, conseguiu colocar em produção o seu SpinChip, um aparelho que permite que os exames sejam feitos no próprio consultório médico, dispensando a ida aos laboratórios.

Os biochips são capazes de identificar as doenças rastreando proteínas específicas em fluídos corporais, como sangue, urina ou saliva. Como eles são minúsculos, uma única gota de fluido é suficiente para o exame.

Isso deverá também facilitar a execução de exames em recém-nascidos, para os quais retirar a quantidade de sangue necessária para os exames atuais é muitas vezes traumático.

Microcentrífuga

A amostra do sangue do paciente é coletada diretamente do dedo para um pequeno chip descartável, que é colocado dentro do aparelho.

Uma microcentrífuga separa os componentes fluidos e sólidos do sangue, preparando-os para análise pelo biochip.

Os componentes do sangue são transferidos para os minúsculos canais no interior do biochip, onde uma série de reações podem apontar a presença de biomarcadores para diversas condições médicas.

O resultado fica pronto em cerca de cinco minutos.

Laboratório portátil

A maioria dos biochips desenvolvidos até hoje é baseada em microcanais construídos em lâminas de vidro ou silício.

O sangue é bombeado através desses microcanais, em cada um dos quais ele se depara com reagentes específicos para diversas proteínas.

Isso permite que um mesmo microchip detecte vários tipos de doenças em um único exame.

O aparelho está em fase final de desenvolvimento, e o Dr. Borch quer ter certeza de que ele já é portátil o suficiente para ser levado de forma prática de um lado para o outro dentro dos hospitais.

A expectativa é que as vendas do SpinChip comecem até 2015.

Fonte: Diario Da Saúde


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Cidades de SP com piores IDHs ficam sem profissionais do Mais Médicos

Dos 71 municípios paulistas com menor índice, 41 se inscreveram e nenhum foi escolhido; primeira fase do programa federal não encaminhou ninguém para as regiões mais pobres do Estado: o Vale da Ribeira, o Sudoeste Paulista e o Pontal de Paranapanema

Saúde Empresarial, por Redação

Plano de saúde terá de justificar negativa de atendimento por escrito

Entra em vigor hoje a regra que obriga as operadoras de saúde a informar por escrito o motivo de qualquer negativa de atendimento solicitado pelo segurado. 

Saúde Empresarial, por Redação

ANS quer regular hospitais e clínicas

O diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Mauricio Ceschin, defendeu nesta terça-feira (14) que, além das operadoras dos planos de saúde, o órgão passe a regular os prestadores de serviços na área - hospitais, clínicas e laboratórios, entre outros.

Saúde Empresarial, por Redação

Estudo analisa efetividade de transplantes no Brasil

Pesquisa feita com base em dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), apontou que as maiores taxas de atendimentos de transplantes são encontradas nas regiões Centro-oeste, Sul e Sudeste

Deixe seu Comentário:

=