Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 08/06/2011 às 11:36:04

Ministério padroniza dados para a saúde

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (06) a reformulação do Comitê de Informação e Informática em Saúde (CIINFO) cujo objetivo é fazer a gestão da informação e definir padrões técnicos de informação e comunicação para o governo federal e o Sistema Único de Saúde (SUS).

O primeiro passo do Comitê será realizar um levantamento das iniciativas existentes no Ministério da Saúde nas áreas de gestão da informação e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em saúde. Esse levantamento servirá de subsídio para a definição dos componentes relativos à Tecnologia da Informação e Comunicação que serão inseridos no âmbito do Ministério da Saúde e do SUS. Esse processo será feito por meio da integração dos bancos de dados e sistemas informatizados existentes. Outra ação imediata do grupo de trabalho será a aprovação da portaria que traz a reestruturação do Comitê.

Entre as metas previstas para este ano está a definição de estratégias para organizar o Sistema Nacional de Informação em Saúde (SNIS) que reunirá dados dos serviços oferecidos SUS e também conterá a identificação dos usuários, profissionais e estabelecimentos da área.

Funcionamento – O Comitê terá uma reunião a cada três meses para deliberar sobre as propostas enviadas pelos membros e será dividido em subcomitês e grupos de trabalho. O CIINFO é coordenado pelas secretarias Executiva e de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Técnica que tem como responsáveis pelo gerenciamento do grupo os diretores do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) e do departamento de Monitoramento e Avaliação da Saúde.

O Comitê conta ainda com a participação de todas as secretarias do Ministério da Saúde, além da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Fundação Nacional de Saúde (FUNASA); Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Estão incluídos também órgãos de natureza consultiva, como a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento; Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA) e outros que poderão ser convidados de acordo com a relevância do tema a ser tratado.

Fonte: www.saudeweb.com.br | 08.06.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Não deixe a pressão te pegar

O tema destacado pela OMS para o Dia Mundial da Saúde é o da hipertensão arterial, que assola uma em cada três pessoas no mundo. Artigo de especialista do Incor alerta para os perigos dessa doença

Saúde Empresarial, por Redação

Maioria da população mundial consome sódio em excesso

Três em cada quatro adultos no mundo consomem cerca do dobro da quantidade diária de sódio recomendada pelos órgãos de saúde. Essa é a conclusão de um estudo apresentado nesta quinta-feira no encontro anual da Associação Americana do Coração, em Nova Orleans, Estados Unidos.

Saúde Empresarial, por Redação

ANS define medidas para acelerar processos de consumidores

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai mudar a metodologia de análise de processos de consumidores contra os planos de saúde para acelerar o trâmite das ações.

Saúde Empresarial, por Redação

PMO, a força para a Saúde crescer de forma sustentável

O crescimento do setor de Saúde no Brasil, facilmente observado pela expansão do número de usuários, pela maior presença e volume de operações dos grupos competidores nos diversos segmentos e pelo acréscimo dos investimentos públicos -

Deixe seu Comentário:

=