Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 08/06/2011 às 11:36:04

Ministério padroniza dados para a saúde

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (06) a reformulação do Comitê de Informação e Informática em Saúde (CIINFO) cujo objetivo é fazer a gestão da informação e definir padrões técnicos de informação e comunicação para o governo federal e o Sistema Único de Saúde (SUS).

O primeiro passo do Comitê será realizar um levantamento das iniciativas existentes no Ministério da Saúde nas áreas de gestão da informação e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em saúde. Esse levantamento servirá de subsídio para a definição dos componentes relativos à Tecnologia da Informação e Comunicação que serão inseridos no âmbito do Ministério da Saúde e do SUS. Esse processo será feito por meio da integração dos bancos de dados e sistemas informatizados existentes. Outra ação imediata do grupo de trabalho será a aprovação da portaria que traz a reestruturação do Comitê.

Entre as metas previstas para este ano está a definição de estratégias para organizar o Sistema Nacional de Informação em Saúde (SNIS) que reunirá dados dos serviços oferecidos SUS e também conterá a identificação dos usuários, profissionais e estabelecimentos da área.

Funcionamento – O Comitê terá uma reunião a cada três meses para deliberar sobre as propostas enviadas pelos membros e será dividido em subcomitês e grupos de trabalho. O CIINFO é coordenado pelas secretarias Executiva e de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Técnica que tem como responsáveis pelo gerenciamento do grupo os diretores do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) e do departamento de Monitoramento e Avaliação da Saúde.

O Comitê conta ainda com a participação de todas as secretarias do Ministério da Saúde, além da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Fundação Nacional de Saúde (FUNASA); Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Estão incluídos também órgãos de natureza consultiva, como a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento; Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA) e outros que poderão ser convidados de acordo com a relevância do tema a ser tratado.

Fonte: www.saudeweb.com.br | 08.06.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Susep e ANS juntas na fiscalização de operadoras de saúde

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Agência Nacional de Saúde (ANS) deverão unir esforços no processo de fiscalização e de monitoramento de operadoras ligadas a seguradoras.

Saúde Empresarial, por Redação

Inpi vai priorizar análise de patentes usadas pelo SUS

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) anunciou nesta segunda-feira (27) a priorização da análise de patentes que tenham medicamentos associados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde Empresarial, por Redação

Exame ocular simples pode indicar doença de Alzheimer

Um monitoramento simples dos olhos pode dar indicações precoces sobre o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Saúde Empresarial, por Redação

Qual a relação entre níveis de colesterol e diagnóstico de câncer?

Pesquisa apresentada no American College of Cardiology 2012 analisou a relação entre o nível de colesterol e o desenvolvimento do câncer. Segundo o Dr. Paul Michel Lavigne,

Saúde Empresarial, por Redação

90% dos familiares de pacientes preferem tratamento em domicílio

O Grupo Hospitalar Santa Celina realizou uma pesquisa com 20 cuidadores sobre os principais desafios no cotidiano de quem convive com um familiar doente sob os cuidados de um programa de home-care.

Deixe seu Comentário:

=