Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/05/2011 às 18:41:59

Mantega pede que empresários ajudem a combater a inflação

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, pediu hoje aos empresários que se unam ao governo no combate à inflação. Em reunião do Grupo de Avanço da Competitividade (GAC), o ministro fez um apelo para que os empresários evitem repassar a alta dos custos para os preços.

De acordo com a presidenta da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), Elizabeth Carvalhães, o ministro advertiu para o risco de indexação da economia, caso o setor privado repasse aos preços os aumentos de custos. Segundo ela, os empresários responderam que não pretendem atrapalhar o combate à inflação. “A inflação provocada pela indexação de preços seria o pior dos mundos”, afirmou Elizabeth.

Apesar do pedido de ajuda ao setor privado, a representante da indústria de celulose afirmou que Mantega assegurou que a inflação, no acumulado de 12 meses, voltará a ficar abaixo do teto da meta (6,5%) no segundo semestre. “Para nós, como setor privado, o mais importante foram as garantias que ele e outros ministros deram de que a inflação estará controlada no segundo semestre e não deve ser uma preocupação do empresariado”, destacou.

Originalmente chamado de Grupo de Acompanhamento da Crise, o GAC foi criado em 2009 para reunir representantes do governo e do setor privado em discussões sobre a crise econômica mundial. No ano passado, o grupo passou a debater entraves para o crescimento da produção, como carga tributária, juros e câmbio. Este ano, o grupo foi rebatizado de Grupo de Avanço da Competitividade. As informações são da Agência Brasil.

Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 05.05.11 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

BC mantém previsão para o PIB e aposta em queda da inflação no 1º tri

O Banco Central manteve a sua previsão para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 3,5% neste ano e aponta para uma inflação pouco abaixo do centro da meta do governo, de 4,5% em 2012.

Notícias Gerais, por Redação

Por PIB de 4%, Dilma estaria disposta a reduzir impostos

A presidente Dilma Rousseff tem como principal missão neste ano um crescimento econômico de 4% e está disposta a reduzir impostos, tomar medidas de estímulo e possivelmente sacrificar outras metas se preciso, disseram fontes do governo à Reuters.

Notícias Gerais, por Redação

Diretora do FMI descarta fim do euro em 2012

A diretora do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, descartou nesta sexta-feira (6) o fim do euro em 2012, durante uma visita a Johannesburgo, na África do Sul.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar passa a subir mais de 1% nesta quarta-feira

O dólar acelerava a alta na tarde desta quarta-feira (28), avançando mais de 1%, com o aumento da aversão a risco no mercado externo na penúltima sessão do ano.

Notícias Gerais, por Redação

Crise europeia enfraqueceu G20, diz representante do Brasil no FMI

Para o economista Paulo Nogueira Batista, diretor para o Brasil e mais oito países da região no FMI (Fundo Monetário Internacional), a crise europeia minou as forças da reunião de cúpula do G20, que terminou sem acordo, por exemplo, sobre como capitalizar o fundo monetário, um dos principais pontos em debate.

Notícias Gerais, por Redação

Em sessão instável, Bovespa fecha com perdas de 0,25%

A retração da Bolsa brasileira foi moderada pelo bom desempenho dos papéis da Vale e da Petrobras (os ativos mais negociados no pregão), principalmente da mineradora, que viu suas ações preferenciais subirem 0,92% e as ordinárias, 0,88%.

Deixe seu Comentário:

=