Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/10/2011 às 12:48:57

Itália diz que América Latina é parte da solução para os problemas mundiais

O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, afirmou hoje que a "América Latina é parte da solução para os problemas do mundo", dando destaque para o Brasil.

"Hoje, a América Latina é parte da solução para os problemas do mundo, e não como no passado, que era parte do problema", disse o chanceler, durante a 5ª Conferência Itália-América Latina e Caribe, que começou hoje em Roma, na sede do Ministério italiano das Relações Exteriores.

"A Itália quer compartilhar sua experiência nas pequenas e médias empresas com a América Latina. Existem projetos, entre eles um muito charmoso dedicado ao Brasil, que apresentaremos hoje", explicou o ministro.

Frattini ressaltou que, no ano que vem, será organizada uma missão "com mais de cem empresas italianas e três ou quatro ministros, que consolidará as relações econômicas entre a Itália e o Brasil".

Segundo ele, no plano político, "países como Brasil, Argentina e México são atores imprescindíveis, não apenas enquanto membros do G20, mas devem ser levados em conta também nos fóruns internacionais".

Por sua vez, o ministro brasileiro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou que a América Latina "está pronta para fazer a sua parte, mas é preciso que exista transparência e uma regulamentação do sistema financeiro internacional".

Ele comentou que, no Ocidente, há "riscos de endividamento e indícios de crises bancárias", enquanto a América Latina "cresce mais que a média".

Em referência à União Europeia, Mercadante acrescentou que é preciso "retomar" as negociações com o Mercosul.

Já o chanceler argentino, Héctor Timerman, afirmou que a América Latina pode se beneficiar com os conhecimentos provenientes da Itália em matéria de excelência manufatureira, qualidade e desenho.


Fonte: www1.folha.uol.com.br | 05.10.11
 


Seguro Auto

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Previdência privada e juros baixos

Em função do IR reduzido que incide sobre todos os planos, a previdência privada aberta deverá se manter como uma das mais interessantes alternativas de investimento financeiro

Notícias Gerais, por Redação

Para presidente do BC, há espaço para estímulo econômico

Há espaço para uma política de afrouxamento monetário no Brasil sem o comprometimento da inflação, disse o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Notícias Gerais, por Redação

Petróleo sobe em Nova York e fica estável em Londres

Os preços do barril de petróleo terminaram em forte alta nesta terça-feira em Nova York, com investidores apostando no anúncio da diminuição das reservas americanas. Em Londres, a commodity fechou o dia praticamente estável.

Deixe seu Comentário:

=