Publicado por Redação em Notícias Gerais - 27/02/2015 às 11:41:45

IR 2015: Contribuinte tem de receber até hoje dados de empresas e bancos

Empresas, bancos e corretoras de valores têm até esta sexta-feira (27) para enviar aos contribuintes os comprovantes dos rendimentos que eles tiveram ao longo do ano de 2014.
 
Os informes são necessários para o preenchimento da declaração de Imposto de Renda de 2015, cuja entrega começa na próxima segunda-feira e vai até 30 de abril.
 
Os dados dos informes, entre outros coletados pela Receita Federal, servem para o Fisco cruzar os dados e verificar se houve sonegação ou não.
 
Os documentos não precisam, necessariamente, ser enviados pelos Correios. Podem ser mandados por e-mail ou disponibilizados para consulta pela internet.
 
Previdência Social liberou o extrato no dia 20
A Previdência Social também tinha a obrigação de enviar os comprovantes de rendimentos até esta sexta (27). Segundo o órgão, porém, os extratos foram liberados no último dia 20.
 
O documento pode ser acessado pela internet (http://zip.net/byqSmV) e nos terminais de autoatendimento dos bancos. Pode, ainda, ser retirado nas agências da Previdência Social.
 
Comprovante pode ser enviado por e-mail
Os comprovantes não precisam ser enviados pelos Correios. A Receita permite que empresas e bancos enviem o comprovante por e-mail ou disponibilizem o documento para consulta na internet.
 
Se o informe não for entregue por nenhum meio disponível, o trabalhador deve comunicar o problema à Receita Federal, indo a uma unidade do órgão (zip.net/byqSr7).
 
Se o comprovante for enviado com informações inexatas, como salários que não foram pagos nem creditados no ano de 2014 ou rendimentos tributáveis e isentos calculados juntos, a pessoa deve pedir um novo documento à fonte pagadora.
 
Pela lei, o empregador que não entrega o comprovante ou que o fornece com dados incorretos fica sujeito à multa de R$ 41,43 por documento.
 
No caso de informações falsas sobre rendimentos pagos, deduções ou imposto retido na fonte, a fonte pagadora pode ser punida com multa de 300% sobre o valor que for indevidamente usado como redução do IR. A punição também vale para o contribuinte que se beneficiou da informação (se ficar provado que ele sabia que ela era falsa).

Fonte: R7.com/economia


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Pela 1ª vez no ano, mercado eleva previsão do PIB

Pela primeira vez no ano, os analistas do mercado financeiro preveem uma melhora no desempenho da economia brasileira para 2013. Ainda que tímida, a previsão de alta no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de todas as riquezas produzidas no País, aumentou de 3% para 3,01%.

Notícias Gerais, por Redação

Maia vê dificuldades para votação do fim do fator previdenciário

Às vésperas da data marcada para a votação do fim do fator previdenciário, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), apontou dificuldades para a análise do texto na semana que vem.

Notícias Gerais, por Redação

SP: mercados devem fornecer sacola biodegradável ou de papel

Os supermercados de São Paulo devem fornecer gratuitamente sacolas plásticas biodegradáveis ou de papel aos consumidores a partir desta segunda-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Meta europeia para déficit das contas públicas já é cumprida no Brasil

Em 2010, déficit nominal das contas públicas somou 2,56% do PIB. Meta europeia é que déficit fique abaixo de 3% do PIB, conforme Maastrich.

Deixe seu Comentário:

=