Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/10/2012 às 08:45:02

Especialista fala sobre a sustentabilidade na indústria financeira brasileira

O surgimento de acordos internacionais, especialmente os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) mostram que o mercado segurador atenta para este tema, e a tendência é que ele esteja cada vez mais presente nas atividades do setor. Esta é a análise feita por Maria Eugênia Buosi, consultora e especialista em Finanças Sustentáveis que conversou com a Gerência Executiva do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, cujo foco este ano é a sustentabilidade.

A premiação é promovida pela CNseg e está com inscrições abertas, até dia 15 de outubro, pelo endereço eletrônico www.premioseguro2012.com.br.

1) A indústria financeira tem investido em variáveis ambientais, sociais e de governança corporativa?

Maria Eugênia Buosi: Os riscos e oportunidades ligados a questões sociais, ambientais e de governança corporativa (representados pela sigla ESG) têm sido mais percebidos pela sociedade e pelas empresas, e isso impacta diretamente a indústria financeira. Ainda existe um longo caminho por percorrer, mas é crescente a consciência e as iniciativas de atores do setor financeiro para inserir variáveis ESG no seu processo de análise e tomada de decisão.

2) Qual a sua percepção em relação ao mercado segurador? Há avanços nessas questões?

O mercado segurador possui essas questões na essência do seu negócio. A avaliação de riscos socioambientais impacta a gestão de sinistro, questões ligadas aos produtos de saúde e previdência. O surgimento de acordos internacionais, especialmente os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) mostram que o mercado segurador atenta para este tema, e a tendência é que ele esteja cada vez mais presente nas atividades do setor.

3)  Como você avalia os investimentos responsáveis no Brasil?

Houve avanços importantes na indústria de investimentos, especialmente após o lançamento do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) pela BM&FBOVESPA e a criação da Rede Brasileira de Signatários dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI). A colaboração entre os investidores na discussão das questões ESG é fundamental para o aprofundamento da integração do tema transversalmente a todo o processo de gestão de ativos, saindo de um movimento de nicho e de lançamento de produtos específicos que considerem estas variáveis na tomada de decisão de investimentos.

4) Como tornar a sustentabilidade lucrativa para a empresa?

É importante ressaltar que questões sociais, ambientais e de governança corporativa devem ser observadas de acordo com a estratégia e o contexto em que cada empresa está inserida. O setor de atuação, a cadeia produtiva e o mercado atendido pela empresa são questões fundamentais na hora de avaliar riscos e oportunidades de negócios ligados às questões ESG. A gestão adequada dessas questões pode gerar, por exemplo, redução do custo de produção, fidelização de clientes, redução do risco de passivos ambientais ou trabalhistas, ou a própria redução do custo de capital, pelo acesso a linhas de crédito diferenciadas, como das instituições de fomento ou organismos multilaterais, entre outros benefícios.

Fonte: cqcs


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo espera crescimento com queda da inflação, diz Barbosa

O ministro interino da Fazenda, Nelson Barbosa, disse nesta quarta-feira (27) que a perspectiva do governo brasileiro e do próprio mercado é que, em 2013, o país registre crescimento maior da economia, com queda do índice de inflação.

Notícias Gerais, por Redação

Veja dicas para se tornar fornecedor de grandes empresas

Para os pequenos e médios fornecedores, uma boa oportunidade para se estabelecer no mercado é conseguir um contrato com uma grande companhia. A parceria pode render bons retornos financeiros. Porém, é preciso atenção especial para lidar com esse tipo de cliente.

Notícias Gerais, por Redação

Empreendedor Individual: prazo para a entrega da declaração se encerra hoje

Os empreendedores individuais de todo o País deverão enviar a DASN-SIMEI (Declaração Anual do Microempreendedor Individual) relativa ao ano-calendário 2011 ainda hoje (31).

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Europa operam em alta antes de dados dos EUA

As bolsas de valores da Europa operavam em alta nesta sexta-feira, caminhando para o maior ganho semanal desde o começo da crise financeira, no final de 2008,

Deixe seu Comentário:

=