Publicado por Redação em Dental - 08/06/2015 às 12:00:31

Insatisfeito com sua gengiva? Saiba como mudá-la

Cuide de sua gengiva

Gengivoplastia, plástica gengival e peeling são algumas das técnicas que prometem um sorriso mais bonito sem sofrimento

Problemas com a cor ou a forma da gengiva podem estar com os dias contados. O sorriso gengival é caracterizado por uma larga zona de gengiva na arcada superior e faz com que, ao sorrir, esse tecido mole seja mais visível do que os próprios dentes. Esse problema não causa risco para a saúde bucal, mas pode ser corrigido se for um desejo. “A gengivoplastia serve para remodelar alguns milímetros da gengiva que contorna os dentes, alterando seu formato e deixando o visual do sorriso mais estético e saudável”, diz Marcela Jusan Fiorot, dentista especialista em Periodontia, na Clínica Well Clinic.

Gengivoplastia x plástica gengival

Embora ambas as práticas tenham como foco a gengiva e técnicas para torná-la mais bonita e funcional, a gengivoplastia se limita ao remodelamento do contorno dos dentes, enquanto a plástica gengival é um conjunto de procedimentos cirúrgicos mais abrangentes na região. E, apesar de o sorriso gengival não causar problemas bucais, sua correção traz benefícios à saúde bucal. “Além de trazerem um sorriso mais harmonioso para o paciente, esses procedimentos também proporcionam um contorno gengival que permite uma higienização mais adequada e evita problemas periodontais em longo prazo”, diz Marcela.

Peeling gengival

Há também quem se incomode com a coloração escurecida da gengiva ou com manchas amarronzadas que aparecem nela. Para esse problema, que é mais comum em fumantes e pessoas negras, o mais indicado é o peeling gengival (ou clareamento gengival). “É a descamação superficial da gengiva para retirar as células responsáveis pela pigmentação da cor marrom (melanócitos)”, diz Eduardo Anfrósio, dentista e periodontista especializado em estética bucal.

Após essa descamação, em uma semana, um novo tecido gengival será formado com uma coloração bem mais clara. “Aquele rosinha mais comum de uma gengiva bonita e saudável”, diz o especialista.

Pós-operatório

No caso da gengivoplastia, o pós-operatório dura de uma semana a 10 dias e a sensação de dor costuma ser controlada com analgésicos. “É importante nesses primeiros dias observar a estabilidade da ferida e o controle de placa bacteriana na região. Por isso, é indicado bochechos frequentes com produtos adequados para a situação”, diz Marcela. Uma massa protetora (cimento cirúrgico) pode ser colocada no local para que a alimentação possa ocorrer normalmente durante esses dias mais críticos.

Já o pós-operatório do peeling, costuma ser ainda menos dolorido e, muitas vezes, nem remédios para dor são receitados. O resultado “rosado” das gengivas podem durar até três anos, mas, para isso, alguns cuidados devem ser tomados nesse período. “Recomendo que meus pacientes não fumem nos primeiros 20 dias, não ingiram alguns tipos de alimentos (muito pigmentados, quentes, frios, ácidos), nem bebam bebidas alcoólicas na primeira semana, tomem cuidado ao escovar os dentes (com as feridas) e façam bochechos com produtos à base de clorexidina 0,12%”, diz Eduardo.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Perda de dente, sensibilidade, câncer; pare de fumar no Dia Mundial de Combate ao Fumo

Hoje, 31 de maio, é o Dia Mundial de Combate ao Fumo, e o apelo é para que as pessoas larguem o cigarro e preservem sua saúde, inclusive a bucal.

Dental, por Redação

Saiba o que esperar quando os primeiros dentes nascem

Quando o bebê chega perto de completar seis meses e apresentar sinais de irritação, pode ser que venha um dentinho por aí. Em alguns casos, a erupção começa aos três meses, enquanto há crianças que completam 12 meses ainda banguelinhas.

Dental, por Redação

Secretaria de Saúde alerta para a importância da higienização bucal também nos bebês

A boa higienização bucal contribui não só para a manutenção da estética bucal e para a melhora do hálito, mas também evita o surgimento de doenças, tanto as mais simples quanto cáries e gengivites, até as mais complicadas,

Dental, por Redação

Compreendendo o estresse e seu efeito sobre a saúde bucal

Nestes tempos de dificuldades econômicas, em que a taxa de desemprego está em seu ponto mais crítico desde a Grande Depressão de 1929, muitos americanos estão sob estresse devido à ansiedade e a problemas de ordem financeira.

Deixe seu Comentário:

=