Publicado por Redação em Dental - 09/12/2011 às 13:58:25

Projeto de Lei implanta política de saúde bucal em MT

População de Mato Grosso passará a contar, em breve, com uma política específica na área de saúde bucal, onde será oferecida prestação de assistência odontológica integral. A proposta, apresentada por meio do projeto de lei (nº 645/11) de autoria do vice-presidente e líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Júnior (PMDB), será alicerçada nos princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa será organizado, estruturado e executado pelos poderes públicos - estadual e municipais-, e através de projetos que gerem ações de atenção a saúde, como a promoção, proteção e tratamento. Com isso, segundo o deputado Romoaldo, “garantirá a todos os cidadãos e cidadãs residentes em MT o direito à saúde bucal, sem qualquer espécie de discriminação”. A coordenação e a iniciativa de todas as atividades ficarão sob a competência da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Procedimentos - No texto também estão previstas a criação de uma rede de serviços para prestar atendimento no diagnóstico e tratamento de câncer bucal e de feridas e fissuras lábio-palatais; organização de trabalho com a participação de odontólogos, auxiliares e técnicos de saúde bucal, técnicos de prótese dentária e técnicos de manutenção de equipamentos odontológicos; a criação de um sistema de vigilância epidemiológica e de informação articulado junto ao Sistema Estadual de Vigilância em Saúde. Entre outras diretrizes, o programa ainda contará, em todos os processos, com a participação de representantes da sociedade civil.

Financiamento - Para efetivar a implantação do programa, será financiada com recursos próprios previstos nos orçamentos anuais do órgão estadual; recursos financeiros previstos nos orçamentos anuais dos municípios que desenvolverem ações de saúde bucal; recursos financeiros transferidos pela União na modalidade fundo a fundo; doações financeiras específicas de pessoas físicas ou jurídicas realizadas através do Fundo Estadual de Saúde; recursos financeiros oriundos de convênios específicos com a União.

Atualmente, MT conta com cinco centros de especialidades odontológicas, integrados ao Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal. As unidades estão localizadas nos municípios de Água Boa, Guarantã do Norte, Primavera do Leste e Sinop, sob responsabilidade do gestor municipal. A SES fica na incumbência de fazer o monitoramento e avaliação. Com esse quadro, o deputado acredita que ainda não o é suficiente para atender a demanda.

Fonte:www.odocumento.com.br|09.12.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

10 avanços que fazem a ida ao dentista ser mais prazerosa

Tudo bem que o consultório do dentista não está entre os lugares preferidos para se estar. Mas é preciso admitir que muito foi feito para que a experiência fosse o menos traumatizante possível para os pacientes.

Dental, por Redação

Escovar os dentes antes de dormir tem maior resultado na redução da cárie

Segundo estudo realizado no Laboratório de Bioquímica Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP, o uso de creme dental fluoretado no período noturno resulta em maior redução da progressão de cárie em comparação com a escovação matinal.

Dental, por Redação

Higiene bucal na terceira idade

As projeções futuras realizadas  indicam o aumento expressivo da população idosa no Brasil.

Dental, por Redação

Bactérias da placa dental podem provocar coágulos sanguíneos

Bactérias bucais que entram na corrente sanguínea são capazes de causar coágulos sanguíneos e iniciar uma infecção do revestimento interno do coração, dizem pesquisadores do Colégio Real de Cirurgiões da Irlanda e da Universidade de Bristol.

Dental, por Redação

Cuidados com a escova dental

Sua escova dental requer mais atenção do que os poucos minutos que você gasta duas vezes ao dia usando-a.

Dental, por Redação

Tratamento odontológico ameniza problemas bucais em pacientes com câncer

Muitos Pacientes em tratamento de câncer desconhecem a necessidade de tratamento prévio de odontologia, e por falta de uma orientação muitas vezes sofrem mais e correm mais riscos.

Dental, por Redação

Odontologia proporcionando sorrisos

Nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, Eliane Honel, gerente de projetos da MetLife, e Fábio Nogi, superintendente de Planos Odontológicos da MetLife, participaram do simpósio "Uma odontologia moderna proporcionando sorrisos", promovido pelo Congresso de Marketing e Gestão em Odontologia (Cogem).

Deixe seu Comentário:

=