Publicado por Redação em Dental - 07/10/2014 às 11:03:57

Roer a unha pode entortar dentes mesmo depois do aparelho

Não tem nada mais frustrante para um paciente do que, depois de longos anos usando aparelho ortodôntico, ver seus dentes voltarem a ficar tortos. Porém, embora seja possível que isso aconteça, se o tratamento tiver um bom acabamento e a contenção ortodôntica for usada da maneira certa, a chance do sorriso desalinhar será muito pequena.

A contenção é um dispositivo que ajuda a manter a posição final alcançada após o tratamento com o aparelho convencional. Afinal, não só os dentes, mas os lábios e a gengiva precisam de ajuda para se acostumarem com esse novo e definitivo formato do sorriso.

Móveis ou fixas

Existem dois tipos de contenções. As fixas, que são quase imperceptíveis e ficam localizadas atrás dos dentes superiores da frente ou dos inferiores de baixo e as móveis, popularmente conhecidas como “aparelhos móveis”. O modelo removível é o melhor quando se trata de higienização, tanto dos dentes como do dispositivo, pois é possível tirá-lo para comer e escovar os dentes. Porém, são mais perigosos, pois possibilitam que o paciente deixe de usá-los antes do tempo ideal, o que pode permitir a movimentação dos dentes.


Contenção x bruxismo

Porém, Jorge alerta que mesmo usando a contenção da maneira certa, existem casos em que os dentes podem voltar a entortarem. “Existem alguns fatores que podem alterar a disposição dos dentes como o estresse da vida atual que promove o apertamento dos dentes durante o dia e a noite (bruxismo) ou ainda uma respiração bucal errada ou uma deglutição atípica”, diz o especialista.

O bruxismo costuma ser o principal responsável pelas mudanças de posição dos dentes no pós-tratamento ortodôntico. Por isso é importante que o dentista fique de olho também nesses sintomas, pois muitas vezes o paciente nem sabe que sofre desse mal. Problemas na gengiva, perdas dentárias e até o hábito de roer unhas sempre do mesmo lado também podem influenciar em um novo desalinhamento dos dentes.

Por isso que, além do uso correto das contenções, é fundamental que o paciente visite um ortodontista a cada três meses para que ele acompanhe o processo de estabilidade da oclusão e assim, possa diagnosticar atuais e futuros inimigos do sorriso perfeito e alinhado.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saiba se você é candidato para clarear os dentes

Quase todas as pessoas, que têm dentes naturais e permanentes, podem ser candidatos ao clareamento dental. Seu dentista poderá avaliar sua saúde bucal e recomendar o método de clareamento que é mais adequado para você.

Dental, por Redação

Combate à cárie é reforçado no Brasil

Não é de hoje que a cárie está na mira dos dentistas e até do Ministério da Saúde. Depois de ver os resultados de uma pesquisa então, os holofotes foram virados para a saúde bucal.

Dental, por Redação

Dicas de Saúde Bucal

Muitas vezes, após escovar seus dentes, você ainda é surpreendido por um gostinho desagradável na boca. É que fatalmente sobraram resíduos de alimentos e placa bacteriana entre alguns dentes,

Dental, por Redação

Fiscalização flagra dentista que atuava há 20 anos sem formação

Um homem de 52 anos foi autuado ontem em Douradina (MS), pelo Conselho Regional de Odontologia, por exercício ilegal da profissão. Segundo o conselho, Wilson Gusmão trabalhava havia mais de 20 anos sem formação e dizia ter aprendido o trabalho com a família.

Deixe seu Comentário:

=