Publicado por Redação em Notícias Gerais - 29/12/2011 às 08:48:28

IGP-M tem deflação de 0,12% em dezembro, diz FGV

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou deflação de 0,12% em dezembro, após uma alta de 0,50% em novembro. A informação foi anunciada hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa mensal ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pela Agência Estado, que esperavam um resultado entre uma deflação de 0,15% e uma variação positiva de 0,05%. A mediana das projeções foi de uma queda de 0,05%.

Em 2011, de janeiro a dezembro, o IGP-M registrou alta de 5,10%. Esse resultado também ficou no intervalo projetado por 31 economistas ouvidos pela Agência Estado, de 5,05% e 5,26%, e abaixo da mediana de 5,16%. A taxa acumulada do índice é muito usada no cálculo de reajustes de aluguel.

A FGV anunciou ainda os resultados dos três sub-indicadores que compõem o IGP-M de março. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) caiu 0,48% este mês, após subir 0,52% na leitura anterior. No ano, o IPA acumulou alta de 4,34%.

Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) apresentou alta de 0,71% em dezembro, após um aumento de 0,43% no mês passado. Em 2011, o IPC teve alta de 6,16%.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) registrou taxa positiva de 0,35% este mês, depois da elevação de 0,50% em novembro. No ano, o INCC acumulou uma expansão de 7,58%.

O período de coleta de preços para cálculo do IGP-M foi do dia 21 de novembro a 20 de dezembro. Às 11 horas a FGV concede coletiva de imprensa sobre o indicador, em São Paulo.

Agropecuária e indústria

Os preços dos produtos agropecuários atacadistas recuaram em dezembro, com queda de 0,82%, após o avanço de 0,60% observado em novembro, no âmbito do IGP-M. De acordo com a FGV, ainda no atacado, os preços dos produtos industriais também deram trégua e caíram 0,36% neste mês, após mostrar alta de 0,49% no mês anterior.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais subiram 0,52% em dezembro, após alta de 0,62% em novembro. Por sua vez, os preços dos bens intermediários registraram queda de 0,17%, ante alta de 0,27%, no mesmo período. Já os preços das matérias-primas brutas apresentaram queda de 1,98% em dezembro, após subirem 0,73% na leitura anterior.

Fonte:g1.globo.com|29.12.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Câmara aprova projeto que permite terceirização da atividade-fim de empresa

A proposta, que regulamenta o trabalho terceirizado no setor privado, será enviada ao Senado. Entre outros pontos, o texto cria regras de sindicalização dos terceirizados; e prevê a responsabilidade solidária da empresa contratante e da contratada nas obrigações trabalhistas.

Notícias Gerais, por Redação

Número de mulheres empreendedoras aumenta 20% em uma década

As mulheres ainda não são a maioria entre os empresários brasileiros, mas o número de empreendedoras cresceu 21,4% no período de dez anos, segundo o Sebreae

Notícias Gerais, por Redação

Pesquisa Metlife sobre escassez global de talentos

A MetLife recentemente realizou um estudo que mostra que a crescente escassez global de talentos é um fator que pode limitar a entrada das empresas em um novo mercado; e é a maior preocupação da maioria dos executivos de multinacionais e ultrapassa questões como a fragilidade econômica ou até mesmo a instabilidade política.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa abre instável com vencimento de opções e dados dos EUA

A volatilidade dá o tom ao início dos negócios na bolsa brasileira no pregão desta segunda-feira (16) por conta de dados mistos sobre a economia norte-americana e do vencimento de opções sobre ações negociadas na BM&FBovespa.

Notícias Gerais, por Redação

Bancos brasileiros têm US$ 16,4 bilhões na zona do euro

Os bancos brasileiros têm US$ 16,4 bilhões em títulos públicos e privados dos países da zona do euro, diz relatório do BIS (BC dos BCs).

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas dos EUA fecham em alta com otimismo sobre Europa

Os principais índices do mercado acionário norte-americano exibiram alta nesta quarta-feira, após o presidente da Comissão Europeia dizer que apresentará opções para bônus conjuntos da zona do euro, ferramenta que investidores veem como um passo à frente para lidar com a crise da dívida da região.

Deixe seu Comentário:

=