Publicado por Redação em Notícias Gerais - 28/03/2014 às 10:53:45

Índice que reajusta aluguel sobe 1,67% em março, diz FGV

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 1,67% em março, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira (28).

Este índice é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis. Como ele é calculado com base em outros índices de preços, a alta acentuada de março pode ser atribuída ao avanço nos preços no atacado e no varejo.

Em fevereiro, o IGP-M tinha desacelerado a alta para 0,38% ao mês. Em março do ano passado, a alta do índice havia sido de 0,21%.

O resultado de março ficou acima da expectativa em pesquisa da agência de notícias Reuters. Os economistas consultados esperavam de alta de 1,55%, de acordo com a mediana de 28 projeções.


Preços no atacado puxam alta

O IGP-M é calculado utilizando uma média de outros três indicadores de preços: o IPA, o IPC e o INCC.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, teve alta de 2,2% em março, depois de ter subido 0,27% no mês anterior.

O destaque ficou para o avanço de 6,16% dos produtos agropecuários, após recuo de 0,61% em fevereiro.

Já o Índice de Preços ao Consumidor, que mede a variação dos preços no varejo e tem peso de 30% no IGP-M, acelerou a alta para 0,82%, contra 0,7% em fevereiro.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, registrou elevação de 0,22%, uma desaceleração em relação a fevereiro, quando tinha subido 0,44%. O INCC responde por 10% do IGP-M.

(Com Reuters)


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Capitalização registra crescimento no primeiro mês do ano

Segundo dados da FenaCap, Federação Nacional de Capitalização, o setor de capitalização encerrou o primeiro mês de 2013 registrando um crescimento no faturamento de 20,3% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando o total de R$ 1,46 bilhão arrecadados.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil: uma das mais altas cargas tributárias do mundo não retorna para sociedade

A pesada carga tributária no Brasil não é o problema, mas, sim, o fraco retorno que os cidadãos recebem de todo o dinheiro entregue nas mãos do governo.

Notícias Gerais, por Redação

Planalto quer controle maior de Mantega no Banco do Brasil

A crise no Banco do Brasil levou o governo a concluir que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, precisa ter mais controle sobre a direção do banco e da Previ, fundo de pensão da instituição.

Notícias Gerais, por Redação

Educação impulsiona desaceleração na inflação semanal, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), que mede a inflação semanal, subiu 0,27% na terceira quadrissemana de fevereiro, ante alta de 0,3% na segunda quadrissemana, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa abre em alta de 0,55%; dólar é negociado a R$ 1,842

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera em alta nos primeiros negócios desta terça-feira.

Deixe seu Comentário:

=