Publicado por Redação em Notícias Gerais - 25/05/2012 às 08:52:42

Aviso prévio maior vale só para o empregado, diz ministério

O Ministério do Trabalho publicou a nota técnica nº 184 para esclarecer pontos polêmicos da nova lei sobre aviso prévio e afirmou que o novo aviso, que foi ampliado de 30 para de até 90 dias, vale apenas para o empregado. Assim, para o empregado que pede demissão, a empresa não pode exigir que ele cumpra um aviso prévio proporcional ao tempo trabalhado - o máximo segue de 30 dias.

"O dispositivo citado é voltado estritamente em benefício dos trabalhadores, sejam ele urbanos, rurais, avulsos ou domésticos", diz a nota. Segundo a nova lei, cada empregado terá direito a no mínimo 30 dias de aviso prévio, somado mais três dias para cada ano de trabalho.

Segundo a nota, a lei não vai retroagir para demissões feitas até a publicação. Para esses casos, vale o aviso prévio de 30 dias. A nota também entendeu que o trabalhador continua a ter direito, no caso de demissão, de reduzir em duas horas diárias a jornada de trabalho ou sete dias corridos.

A projeção do aviso prévio, seja ele de 30 dias ou mais, continua integrando o tempo de serviço do empregado para fins legais, conforme a publicação. A nota ressaltou ainda que os acordos ou convenções coletivas sobre o assunto deverão ser respeitados.

 Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Serviços ajudam consumidor a evitar fraude com documentos

Durante o mês de março, o consumidor que informar à Serasa Experian sobre o roubo ou a perda de documentos recebe gratuitamente um mês de acesso a um serviço que ajuda a diminuir o risco de fraude com documentos perdidos.

Notícias Gerais, por Redação

Análise: PIB deve acelerar no 2º semestre, mas dificilmente chega a 2,5%

As empresas tributadas com base no lucro presumido, no lucro arbitrado ou em ambos têm até essa sexta-feira (29) para entregar a DIPJ 2012 (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica) e o FCONT (Controle Fiscal Contábil de Transição), ano-calendário 2011.

Notícias Gerais, por Redação

Senado restringe quebra de sigilo de e-mail de funcionários

A Mesa Diretora do Senado decidiu nesta terça-feira (29) que a quebra de sigilo da navegação de funcionários da Casa na internet será feita apenas após abertura de inquérito administrativo e autorização da Justiça.

Deixe seu Comentário:

=