Publicado por Redação em Notícias Gerais - 25/05/2012 às 08:52:42

Aviso prévio maior vale só para o empregado, diz ministério

O Ministério do Trabalho publicou a nota técnica nº 184 para esclarecer pontos polêmicos da nova lei sobre aviso prévio e afirmou que o novo aviso, que foi ampliado de 30 para de até 90 dias, vale apenas para o empregado. Assim, para o empregado que pede demissão, a empresa não pode exigir que ele cumpra um aviso prévio proporcional ao tempo trabalhado - o máximo segue de 30 dias.

"O dispositivo citado é voltado estritamente em benefício dos trabalhadores, sejam ele urbanos, rurais, avulsos ou domésticos", diz a nota. Segundo a nova lei, cada empregado terá direito a no mínimo 30 dias de aviso prévio, somado mais três dias para cada ano de trabalho.

Segundo a nota, a lei não vai retroagir para demissões feitas até a publicação. Para esses casos, vale o aviso prévio de 30 dias. A nota também entendeu que o trabalhador continua a ter direito, no caso de demissão, de reduzir em duas horas diárias a jornada de trabalho ou sete dias corridos.

A projeção do aviso prévio, seja ele de 30 dias ou mais, continua integrando o tempo de serviço do empregado para fins legais, conforme a publicação. A nota ressaltou ainda que os acordos ou convenções coletivas sobre o assunto deverão ser respeitados.

 Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Prévia da inflação oficial acelera e acumula alta de 5,56% em 12 meses

A inflação medida pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acelerou em outubro, ao variar 0,65%, ante 0,48% registrado em setembro. No mesmo período do ano passado, a taxa foi de 0,42%.

Notícias Gerais, por Redação

Número de usuários ativos na internet cresce 14% em um ano

O número de usuários ativos da internet brasileira, tanto no trabalho quanto em residências, cresceu 14% em abril deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2011, atingindo 48,9 milhões.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa opera em alta, na expectativa de que UE firme acordo de resgate ao bancos

Após uma alta modesta na sessão anterior, o Ibovespa começou bem o pregão desta terça-feira (5), registrando valorização de 0,75% por volta das 10h20 (horário de Brasília), atingindo 53.818 pontos.

Notícias Gerais, por Redação

Brasileiros gastarão R$ 1,76 bi com cinema em 2011, diz Ibope

O cinema nacional tem bons motivos para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro, celebrado depois de amanhã, dia 5 de novembro. Segundo o Ibope Inteligência, o potencial de consumo do brasileiro para despesas com cinema, só neste ano, é de R$ 1,76 bilhão.

Deixe seu Comentário:

=