Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 17/05/2018 às 13:03:17

Hospital 9 de Julho, em São Paulo, implanta novo projeto "Enfermeiro Navegador"


O Hospital 9 de Julho (H9J), de São Paulo (SP), implementou recentemente o projeto Enfermeiro Navegador, que capacita profissionais de saúde a gerenciar e personalizar o atendimento. Segundo o Dr. Alfonso Migliore, diretor Geral do H9J, o foco é oferecer para pacientes e familiares um atendimento personalizado durante todo tratamento. "Nosso objetivo é adequar a rotina, hábitos e cuidados ao paciente na medida em que ele passa a utilizar diferentes estruturas e níveis de complexidade do hospital" explica o executivo.

Com esse novo projeto, o enfermeiro responsável pelo paciente atuará organizando um plano de cuidados individualizado, que o ajudará desde o suporte à organização de consultas e exames até em processos formais de liberação de guias, para garantir que o histórico e os dados de saúde estejam atualizados eletronicamente. O Dr. Migliore reforça que a ideia é garantir que as necessidades do paciente sejam atendidas para que o tratamento siga no timing correto e com o uso dos melhores recursos que a instituição oferece para o caso.

De dentro para fora

Além disso, mais do que tratar uma doença, a visão do H9J é para com o ser humano. Especialmente porque o hospital é referência no atendimento a casos de alta complexidade, que costumam exigir acompanhamento multidisciplinar e tratamentos específicos, como acontecem nos cânceres, doenças neurológicas, ginecológicas, urológicas e do aparelho digestivo para citar algumas das grandes áreas da instituição.

Entre os papéis do enfermeiro navegador está a identificação de todas as barreiras - psicológica, social, financeira e estrutural - que afetam a habilidade do paciente para entender e aderir aos tratamentos ideais e, com isso, facilitar a comunicação entre os profissionais de saúde como psicólogos, nutricionistas etc que podem ser envolvidos no acompanhamento do paciente, em caso de necessidade.

O Dr. Migliore explica que investir em um projeto como esse é um passo importante para o H9J. "Buscamos a excelência em humanização. Gerenciar um tratamento complexo e de longa data é um processo trabalhoso e Contar com o apoio da instituição nessa trajetória pode ser fator determinante para um melhor combate da doença", finaliza o executivo.


Fonte: Hospitais do Brasil


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Em três anos, saúde foi área técnica que gerou mais empregos

Quase 100 mil postos de trabalho foram criados para técnicos de nível médio entre 2009 e 2012, segundo o Ipea

Saúde Empresarial, por Redação

Secretaria de Saúde disponibiliza tratamento alternativo em Uberlândia

Serviços como acupuntura, fitoterapia e homeopatia serão feitos em maior quantidade nas Unidades de Saúde de Uberlândia, iniciativa que está dentro da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares.

Saúde Empresarial, por Redação

Vacina para H1N1 é segura para portadores de doenças autoimunes

Portadores de doenças reumáticas autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide, apresentam maior risco de infecção do que a população em geral.

Deixe seu Comentário:

=