Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 20/07/2011 às 12:46:31
Venda fracionada de medicamentos pode ser obrigatória
A Câmara analisa o Projeto de Lei 396/11, do deputado Dr. Aluizio (PV-RJ), que torna obrigatório o fracionamento de medicamentos, conforme a receita médica. A proposta define como aptas para fracionamento as substâncias apresentadas sob a forma de drágeas, comprimidos, cápsulas, pastilha, supositório e óvulos. Para evitar dúvidas, a proposta acrescenta à lei a definição das formas possíveis de apresentação de medicamentos.
Atualmente, a legislação sobre o controle de comércio de medicamentos (Decreto 74.170/74) permite o fracionamento de determinados medicamentos, sem torná-lo obrigatório. Existe uma lista de quase 800 medicamentos que podem ser fracionados editada e atualizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Podem ser fracionados hoje medicamentos acondicionados em frasco-ampola, ampola, seringa preenchida, flaconete, sachê, envelope, blister e strip. Também estão na lista de fracionamento os apresentados nas formas de comprimidos, cápsulas, óvulos vaginais, drágeas, adesivos transdérmicos e supositórios.
Fonte: www.saudeweb.com.br | 20.07.11
Posts relacionados
Dormir poucas horas por dia pode encurtar tempo de vida
Milhões de pessoas prejudicam a própria saúde, sem terem consciência disso, por não dormirem o suficiente.
Sustentabilidade de planos de saúde desafia ANS
Para diretor-presidente da agência, diminuição da margem de lucro afasta operadoras do mercado
Estudo mostra 25% de adolescentes com risco de doenças cardíacas
Um em cada quatro jovens que passaram pela primeira fase de testes do Estudo sobre Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica), conduzidos pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Estudo sugere que obesidade atrapalha vacina contra a gripe
Um estudo recente sugere que pessoas acima do peso se beneficiam menos com a vacina contra a gripe do que aquelas com peso normal. De acordo com ele, com o tempo, quanto mais pesadas elas são, menor é a resposta imunológica.