Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 07/10/2015 às 11:12:36

Guia inédito tira dúvidas do consumidor sobre reajustes dos planos e seguros de saúde no Brasi

Publicação, elaborada pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), explica as regras contratuais e como são aplicadas para os diferentes planos.

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) acaba de lançar o Guia de Reajustes dos Planos e Seguros Privados de Saúde. A primeira apresentação da publicação ocorreu, recentemente, na 7ª Conferência Brasileira de Seguros, Resseguros, Previdência Privada e Capitalização (CONSEGURO). O guia explica, detalhadamente, as regras editadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), esclarecendo a necessidade das correções para repor perdas financeiras e assegurar o equilíbrio econômico-financeiro do sistema. Atualmente, mais de 70 milhões de brasileiros são beneficiários de planos e seguros de saúde – o que requer o uso sustentável desse serviço.

A publicação demonstra o comportamento dos custos da assistência médica no país, com despesas que se expandem continuamente e muito acima da inflação geral de preços, o que impõe desafios aos agentes da cadeia de valor de saúde – incluindo operadoras, Governo, prestadores de serviços, famílias e empresas empregadoras. As despesas com saúde serão sempre crescentes, no Brasil e no mundo, devido à incorporação tecnológica, ao aumento da frequência de utilização e, sobretudo, ao envelhecimento. Ao aprender a fazer uso consciente desse produto, o consumidor contribui para reduzir o impacto dos desperdícios e garantir a viabilidade do sistema no longo prazo.

Essa é uma das motivações que levou a FenaSaúde a investir no Guia de Reajustes, que dá continuidade a uma série iniciada pelo Guia do Consumidor, com informações gerais sobre as regras e a legislação vigente, seguida do Guia da Gestante. “Estamos muito preocupados em prover a população de informações sobre os reajustes de planos e seguros de saúde. É um tema sobre o qual muitas pessoas ainda têm dúvidas, gerando impasses e prejuízo ao sistema privado, consequentemente ao consumidor. No guia, explicamos de forma didática, objetiva e com transparência a razão de as mensalidades serem corrigidas”, afirma Marcio Coriolano, Presidente da FenaSaúde.

Para que os beneficiários entendam a operação do mercado de planos de saúde, o Guia de Reajustes dos Planos e Seguros Privados de Saúde traça um histórico do setor e do processo regulatório. A publicação lembra, por exemplo, que a regulamentação do segmento veio só após 40 anos de os primeiros planos serem oferecidos no Brasil, à época, sem regras definidas. A Lei 9.656/1998 foi criada justamente para organizar a Saúde Suplementar. Até sua edição, apenas o seguro saúde era regulamentado.

Confira os principais temas abordados no guia

Tipos de reajustes

No guia, o consumidor poderá consultar informações sobre os tipos de reajustes que passaram a vigorar a partir da Lei 9.656: o anual por variação de custo (aplicado na data de aniversário do contrato) e o ajuste da mensalidade em razão da mudança de faixa etária do beneficiário. O material explica as fórmulas de recomposição dos planos coletivos e individuais, a estrutura dos preços, o pacto intergeracional, a evolução de custos e a sinistralidade, entre outros temas.

Cálculo do reajuste

A publicação explica como é feito o cálculo do reajuste anual das mensalidades, dos planos individuais ou familiares; e como a correção se aplica aos contratos dos planos coletivos.

Mutualismo e risco

Além de ser um produto individual, o plano de saúde deve ser visto como um bem coletivo. Opera em regime de mutualismo formado pelas mensalidades pagas pelos beneficiários, o que assegura os recursos para a operadora custear a assistência à saúde daqueles participantes que precisam do serviço.

Regras de reajustes por faixa etária

É aplicado quando o beneficiário muda de faixa etária. O contrato do plano de saúde deverá prever um percentual de aumento para cada mudança de faixa, adaptando-se ao perfil de uso.

Evolução dos custos

Guia mostra a tendência de aumento dos preços dos materiais e serviços hospitalares, medicamentos, honorários médicos, exames, entre outros, acima dos índices gerais de inflação. E como isso impacta os planos.

Controle de preços dos planos de saúde

Para comercializar o plano de saúde, as operadoras devem submeter à Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um estudo atuarial-financeiro: a Nota Técnica de Registro de Produto (NTPR). Guia detalha como funciona.

Sustentabilidade do sistema:

No Brasil, como em outros países, a estrutura de pagamentos da assistência médica privada é por procedimentos médico-hospitalares, levando à maior utilização dos recursos assistenciais. O uso consciente beneficia a todos.

O Guia de Reajustes dos Planos e Seguros Privados de Saúde da FenaSaúde pode ser obtido, gratuitamente, via download, no endereço no site da FenaSaúde http://migre.me/rwVhW.

Fonte: Portal Segs


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Fatores emocionais explicam casos de obesidade infantil

Além dos hábitos alimentares e do estilo de vida, um aspecto essencial pode estar relacionado à obesidade infantil: o fator emocional.

Saúde Empresarial, por Redação

CNS discute plano de carreira para servidores SUS

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) discutiu a implementação de um plano de carreira para servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) durante reunião ordinária hoje.

Saúde Empresarial, por Redação

Mudanças na saúde exigem melhor formação dos profissionais

Atualmente, o setor está muito mais complexo e a administração hospitalar necessita de profissionais que entendam de logística, governança, sustentabilidade e gestão do conhecimento

Deixe seu Comentário:

=