Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 21/02/2011 às 18:20:24

Brasil gasta R$ 123 milhões com remédios patenteados

Pipeline impede o Brasil de quebrar a patente dos medicamentos olanzapina; imatinib; atorvastatina; e lopinavir/ritonavir.
 
A versão patenteada de quatro medicamentos distribuídos no sistema público de saúde fez o Brasil gastar R$ 123 milhões a mais num período de 19 meses. O montante teria sido economizado pelo governo se as mesmas drogas tivessem sido adquiridas em países onde elas são vendidas na versão genérica.
 
Os medicamentos são: olanzapina, usado para o tratamento de esquizofrenia; imatinib, indicado para tratamento de um tipo de câncer; atorvastatina, receitado para reduzir as taxas de colesterol; e lopinavir/ritonavir, um antiaids. O gasto foi estimado pelo Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual a pedido do Estado.
 
Pipeline
 
O mecanismo chamado pipeline impede o Brasil de quebrar a patente desses medicamentos ou comprá-los a preços mais baixos no exterior, em sua versão genérica.
 
Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 21.02.11

Seguros Pessoais

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Cirurgia bariátrica cura diabetes em 88% dos pacientes

Um estudo brasileiro mostrou que a cirurgia bariátrica pode auxiliar o combate à diabete do tipo 2 em pessoas com obesidade moderada. O trabalho, publicado na revista Diabetes Care,

Saúde Empresarial, por Redação

Medicamentos são não-vegetarianos e pacientes não sabem

Pessoas que optam por não comer produtos de origem animal podem não estar cientes de que o estão fazendo a contra-gosto ao ingerir medicamentos comuns.

Deixe seu Comentário:

=