Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 21/02/2011 às 18:20:24

Brasil gasta R$ 123 milhões com remédios patenteados

Pipeline impede o Brasil de quebrar a patente dos medicamentos olanzapina; imatinib; atorvastatina; e lopinavir/ritonavir.
 
A versão patenteada de quatro medicamentos distribuídos no sistema público de saúde fez o Brasil gastar R$ 123 milhões a mais num período de 19 meses. O montante teria sido economizado pelo governo se as mesmas drogas tivessem sido adquiridas em países onde elas são vendidas na versão genérica.
 
Os medicamentos são: olanzapina, usado para o tratamento de esquizofrenia; imatinib, indicado para tratamento de um tipo de câncer; atorvastatina, receitado para reduzir as taxas de colesterol; e lopinavir/ritonavir, um antiaids. O gasto foi estimado pelo Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual a pedido do Estado.
 
Pipeline
 
O mecanismo chamado pipeline impede o Brasil de quebrar a patente desses medicamentos ou comprá-los a preços mais baixos no exterior, em sua versão genérica.
 
Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 21.02.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Estresse profissional dobra risco de diabetes em mulheres

Mulheres que ocupam postos de trabalho de baixa hierarquia e sofrem de estresse em seu local de trabalho correm um risco duas vezes maior de sofrer de diabetes do que as que não sofrem pressão profissional, segundo estudo publicado esta semana no Canadá.

Saúde Empresarial, por Redação

Derrubada decisão que obrigava SUS a fazer implante nos dois ouvidos

O Sistema Único de Saúde (SUS) não terá mais que fazer implantes auditivos duplos em pacientes surdos, segundo havia determinado a Justiça Federal no Rio de Janeiro em outubro.

Saúde Empresarial, por Redação

Planos de saúde terão prazo para agendar consulta a partir de hoje

A partir desta segunda-feira (19), as operadoras de planos de saúde deverão garantir aos consumidores a marcação de consultas, exames e cirurgias nos prazos máximos definidos pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Saúde Empresarial, por Redação

Campanha de vacinação contra o sarampo acaba esta semana

A campanha de vacinação contra o sarampo termina na próxima sexta-feira (30). Crianças de 1 a 7 anos devem ser levadas aos postos de saúde para fazer a imunização. Quem já foi vacinado pode receber a dose novamente.

Deixe seu Comentário:

=