Publicado por Redação em Notícias Gerais - 31/07/2012 às 10:48:33

Governo central tem superávit de R$1,272 bi em junho

O governo central --formado pelo governo federal, Banco Central e Previdência Social-- registrou superávit primário de 1,272 bilhão de reais em junho, informou o Tesouro Nacional nesta terça-feira. Em maio, o superávit havia ficado em 1,787 bilhão de reais.

No primeiro semestre do ano, o saldo acumulado está positivo em 48,085 bilhões de reais, inferior à economia de 55,993 bilhões de reais na primeira metade de 2011.

Essa redução veio da diminuição em 7 bilhões de reais no superávit do governo federal, para 68,9 bilhões de reais entre janeiro e junho passados.

Já a Previdência registrou déficit de 20,6 bilhões de reais no semestre passado, frente 19,5 bilhões de reais, enquanto que o BC apresentou déficit de 289 milhões de reais, 22,6 por cento menor do que um ano antes.

As contas do governo federal mostraram impactos maiores da desaceleração da economia em junho. A arrecadação de tributos federais do mês anterior foi de 81,107 bilhões de reais, com queda real de 6,55 por cento em comparação a igual mês de 2011.

A persistente dificuldade da atividade brasileira em deslanchar levou o governo a cortar a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,5 por cento para 3 por cento neste ano.

Entretanto, o dado ainda é melhor que o do Banco Central, que reduziu sua projeção para este ano de 3,5 por cento para 2,5 por cento.

INVESTIMENTO

O Tesouro mostrou ainda que o governo continua usando as verbas públicas para pagar obras contratadas em anos anteriores, sem conseguir elevar o gasto em novas obras.

Do total de 32,833 bilhões de reais em despesas com investimentos pagas entre janeiro e junho, 25 bilhões referem-se a restos a pagar e apenas 7,753 bilhões de reais são quitações de obras contratadas em 2012.

No primeiro semestre de 2011, o total desembolsado havia ficado em 25,126 bilhões de reais. Desse total, 3,464 bilhões de reais era de obras novas.

Fonte: Uol


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Inadimplência cai, mas taxa de juros sobe para 26,5%

A taxa média de juros com recursos livres --empréstimos concedidos pelos bancos de acordo com as condições de mercado-- ficou em 26,5% em junho, uma alta de 0,7 ponto percentual em relação a maio, informou o Banco Central nesta terça-feira (25).

Notícias Gerais, por Redação

Juros futuros fecham quase estáveis, repercutindo indicadores de inflação

Os principais contratos de juros fecharam praticamente estáveis no mercado futuro da BM&F nesta terça-feira (19), com uma leve tendência de queda na ponta mais longa da curva.

Notícias Gerais, por Redação

Com o aumento da população mundial ultrapassando a marca de 7 bilhões, chovem opiniões sobre as consequências de um crescimento contínuo da população.

Notícias Gerais, por Redação

BC regulamenta oferta de recursos para Minha Casa, Minha Vida

O Banco Central publicou nesta quarta-feira uma circular na qual impõe exigências às instituições financeiras interessadas em participar da oferta pública de recursos da União destinadas aos subsídios do programa Minha Casa, Minha Vida em cidades com até 50 mil habitantes.

Deixe seu Comentário:

=