Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/08/2011 às 10:53:02
Inadimplência cresce mais em SP que no RJ em julho
SÃO PAULO – Em julho, embora a inadimplência dos consumidores tenha subido tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, o acréscimo foi mais intenso entre aqueles que vivem na capital paulista do que entre os cariocas.
Enquanto em São Paulo houve alta de 13,1% na taxa, no Rio de Janeiro o aumento foi bem menos intenso, de 2,3%, na comparação com o mesmo mês do ano passado, mostram dados do CDL-Rio (Clube de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro) e da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).
Na comparação com junho de 2011, por outro lado, a inadimplência entre os cariocas caiu 3,3%. Enquanto que em São Paulo, a taxa ficou em -4,2% no período.
Débitos quitados
O aumento menor na taxa de inadimplência no Rio de Janeiro muito se deve à elevação do pagamento das dívidas atrasadas pelos cariocas. Na comparação com julho do ano passado, houve acréscimo de 6,1% nas dívidas quitadas.
Já em São Paulo, comparando os dois períodos, o percentual de dívidas pagas, representadas pelos registros cancelados no serviço de proteção ao crédito, ficou em 10,3%.
Para a ACSP, os resultados apurados no mês de julho mostram a continuidade de alta gradual da inadimplência, sugerindo cautela do mercado nas vendas a prazo.
Cheques
Considerando a consulta de cheques nas duas capitais, elas foram maiores na capital paulista em julho. Segundo a ACSP, frente ao mesmo mês de 2010, houve leve aumento de 0,1% na consulta com cheques, ao passo que no Rio de Janeiro, em igual período, houve queda de 8,7% nas consultas.
A inadimplência com cheques no Rio de Janeiro cresceu 1,9% em novembro, sobre igual mês de 2010, segundo a CDL. Ainda na capital carioca, houve um aumento de 3,9% nas dívidas quitadas com cheques.
Fonte: web.infomoney.com.br | 10.08.11
Posts relacionados
Acabou a festa de retornos fáceis com renda fixa; É preciso arriscar mais
O Brasil sempre foi conhecido como um país de juros altíssimos. Ao longo dos últimos 13 anos, a taxa básica oscilou bastante, mas sempre se manteve em patamares muito elevados se considerados os padrões de países desenvolvidos.
Vendas à vista crescem mais que a prazo na 1ª quinzena de maio
As vendas à vista apresentaram alta de 4,9% na primeira quinzena de maio na comparação com o mesmo período de 2011, informou a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em cojunto com o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) nesta quarta-feira
Confiança do consumidor tem maior nível desde julho de 2011, diz FGV
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getúlio Vargas avançou 2,8% em março na comparação com fevereiro, ao passar de 119,4 para 122,7 pontos, informou a FGV nesta segunda-feira.
Brasil já supera pódios do Rio-2007 na ginástica rítmica
Restando ainda um dia para se encerrarem as competições de ginástica rítmica, o Brasil já superou o número de medalhas que obteve há quatro anos, no Pan do Rio.
Choque de trens no metrô de Xangai deixa mais de 200 feridos
Mais de 200 pessoas ficaram feridas nesta terça-feira em um choque de dois trens do metrô de Xangai, provocado por uma falha técnica, segundo a companhia que opera o sistema, a Shangai Shentong.