Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 26/01/2012 às 14:39:14

Genéricos vão chegar ao mercado em menos tempo

É mais uma medida para acelerar a entrada de concorrentes no mercado, especialmente para os tratamentos de alto custo e com poucas alternativas terapêuticas disponíveis

Está aberta a Consulta Pública nº 10 da Anvisa para definir novas regras para os medicamentos de referência. A principal novidade da proposta é a obrigatoriedade de que os fabricantes destes medicamentos forneçam os produtos para aquisição. Isso vai garantir que os laboratórios possam fazer os testes de bioequivalência que são necessários para o registro de genéricos e similares.

Para comprovar que o medicamento genérico ou similar tem o mesmo efeito que o medicamento de referência, os laboratórios precisam realizar estudos comparando o produto pronto com o produto que será registrado. Mas para isso é necessário que o medicamento de referência seja adquirido no mercado, o que nem sempre é fácil de ser feito. Nos casos de medicamentos de uso apenas hospitalar ou distribuídos em programas específicos, os laboratórios que desenvolvem os estudos podem ter dificuldade em adquirir o produto de referência, atrasando a entrada de novos genéricos no mercado.

O Diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, afirma que esta é mais uma medida para acelerar a entrada de concorrentes no mercado, especialmente para os tratamentos de alto custo e com poucas alternativas terapêuticas disponíveis. “As empresas reduzirão o tempo para o registro de um novo medicamento, pois não terão dificuldades em ter acesso aos produtos de referência para teste”, afirma Barbano.

Outra novidade da norma é o detalhamento de mais critérios sobre como os medicamentos de referência são escolhidos pela Anvisa. Esta definição é fundamental para toda a indústria de medicamentos no Brasil, pois o medicamento de referência é considerado como o padrão ouro para novos produtos.
A Consulta Pública nº 10/2012 ficará aberta por 60 dias e está disponível para a participação de qualquer pessoa por meio do site da Anvisa.

Fonte:saudeweb.com.br|26.01.12


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

4 Passos para Diminuir a Sobrecarga e o Estresse no Trabalho Antes de 2025

Lideranças devem se atentar à comunicação e divisão de tarefas para evitar o esgotamento na reta final do ano.

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde financia ações para melhorar condições de trabalho no SUS

Gestores têm até amanhã (30) para inscrever projetos de planos de cargos, carreiras e salários. Investimento do governo federal chega a R$ 29 milhões

Saúde Empresarial, por Redação

Empresa de biotecnologia inicia testes de vacina contra Parkinson

Empresa de biotecnologia austríaca iniciou recentemente testes em humanos para elaborar uma vacina terapêutica contra a doença de Parkinson. No Brasil, a doença atinge entre 100 a 200 pessoas em cada grupo de 100 mil habitantes, de acordo com o Ministério da Saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital e Maternidade Brasil inaugura novas unidades de UTI

Com investimento de R$ 6 milhões, o Hospital e Maternidade Brasil inaugurou novas áreas em sua unidade em Santo André, no último dia 19, mais 24 leitos de UTI e 17 novas unidades de Internação.

Saúde Empresarial, por Redação

Estudo aponta diferenças no atendimento de jovens e idosos

Em artigo publicado na revista Cadernos de Saúde Pública, pesquisadores do Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas) investigaram os tipos e o desfecho de acidentes e violências que levam jovens e idosos ao atendimento de emergência.

Saúde Empresarial, por Redação

Gastos com saúde desaceleram e diminuem IPC do idoso

A maior influência para a desaceleração veio dos medicamentos, com queda de 0,13% no último trimestre, contra uma alta de 3,58% registrada no trimestre anterior

Deixe seu Comentário:

=