Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 23/09/2013 às 11:11:58

Meninas de 9 a 13 anos poderão tomar vacina contra o HPV

BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da faixa etária de meninas que receberão vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV), usada na prevenção de câncer de colo do útero. A partir de 2014, jovens entre 11 e 13 anos passarão a receber as doses. Em 2015, outra faixa etária será beneficiada: pré-adolescentes entre 9 e 11 anos. As aplicações serão gratuitas.

As mudanças foram anunciadas pelo secretário de Vigilância em Saúde da Pasta, Jarbas Barbosa. "Há duas grandes vantagens nesse esquema. A primeira é que possibilita alcançar a cobertura vacinal de forma rápida com a administração das duas doses. Outro benefício é que a terceira dose, cinco anos depois, funciona como um reforço", disse. O investimento feito é de R$ 360,7 milhões.

Para aplicar as vacinas será necessário obter a autorização de pais ou responsáveis. As aplicações ocorrerão tanto em postos de saúde quanto nas escolas públicas e privadas. O objetivo é que o programa atinja 80% do público-alvo, estimado em pouco mais de 5 milhões de pessoas. O HPV hoje é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, a segunda maior taxa de mortalidade entre os tumores que atingem as mulheres. O primeiro é o câncer de mama. A vacinação começa em março de 2014.

Fonte: Estadão

 

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

O que as empresas podem fazer para evitar que profissionais trabalhem doentes

Presenteísmo custa caro — à saúde dos colaboradores e aos resultados das companhias; entenda como líderes podem lidar com o comportamento.

Saúde Empresarial, por Redação

ANS: planos de saúde pagarão por remédio em casa contra câncer

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta terça-feira a inclusão na lista de procedimentos obrigatórios custeados pelos planos de saúde de 36 novos medicamentos orais para o tratamento quimioterápico a pacientes com câncer.

Saúde Empresarial, por Redação

Mutirão atenderá pacientes com dor de cabeça crônica em 11 Estados

As pessoas que sofrem com dor de cabeça crônica podem fazer uma consulta neurológica gratuita, com especialistas, neste fim de semana (1º e 2 de junho).

Saúde Empresarial, por Redação

Tire sete dúvidas sobre medicamentos genéricos

Os medicamentos genéricos são vendidos no Brasil há mais de 11 anos. Segundo um estudo da ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor)

Deixe seu Comentário:

=