Publicado por Redação em Dental - 08/11/2012 às 09:19:34

Fórum sobre a necessidade de melhoria na saúde bucal

Os avanços, limitações e desafios da política bucal na saúde pública de Sergipe a partir das experiências diárias vividas por profissionais da área é o tema central do I Fórum Estadual dos Cirurgiões-Dentistas no SUS que acontece nessa sexta-feira,9, na capital sergipana. O evento promovido pelo Conselho Regional de Odontologia de Sergipe abre um leque de discussões e debates sobre a assistência odontológica nos 75 municípios do Estado.

Ampliar o número de laboratórios regionais de próteses dentárias é um dos focos do debate que vai ser realizado no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (CEMARH) da Secretaria Estadual de Educação no. Bairro Siqueira Campos. De acordo com o CRO-SE dos 75 municípios sergipanos apenas Estância e Nossa Senhora do Socorro possuem laboratórios em funcionamento. “Houve uma redução no índice de cáries na população em diversas faixas etárias, principalmente entre os mais jovens, mas ainda há muita gente desdentada e sem acesso a tratamento odontológico adequado”. É o que afirma o presidente do CRO-SE, Augusto Tadeu Ribeiro Santana.

Dados da última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, feita no ano de 2010, mostram que o maior problema está na população mais velha, que tem entre 65 e 74 anos. Atualmente, cerca de 7 milhões de idosos, em todo o país, não têm prótese nas duas arcadas ou têm em apenas uma. Estão total ou parcialmente desdentados.

Buscar estratégias na política bucal para reduzir o índice de câncer de boca entre os sergipanos é outro tema importante do Fórum Estadual. A estimativa do INCA para o ano de 2012 no estado de Sergipe é de 130 novos casos da doença sendo 90 em homens e 40 em mulheres.

“Esse percentual representa 10% de todos os casos de câncer no Estado para este ano. É um percentual preocupante”, enfatiza Augusto Tadeu Santana ao ressaltar que na luta para combater a doença um importante passo foi dado na capital sergipana com a criação da Semana de Detecção Precoce e Prevenção do Câncer de Boca. Mas ele ressalta a necessidade e a importância de levar essa ação para os demais municípios de Sergipe.

Melhorar as condições de trabalho dos cirurgiões-dentistas é mais um item da pauta do Fórum Estadual. “Muitas vezes o profissional trabalha em situação não condizente com o que é preconizado pelo Ministério da Saúde e a Anvisa”, afirma Agda Maria Vasconcelos de Oliveira, presidente da Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Odontologia. Os dentistas também defendem a melhoria no acesso da população aos serviços de saúde bucal, inclusive aos Centros de Especialidades Odontológicas e ao atendimento odontológico hospitalar.

Fonte: Infonet


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Dental, por Redação

Dental, por Redação

Obesos são mais propensos a ter doenças bucais

Segundo dados do Ministério da Saúde, quase 49% da população brasileira estão acima do peso. A obesidade é um problema enfrentado no mundo inteiro e encarado como epidemia, até mesmo à frente da desnutrição.

Dental, por Redação

Dor de dente ou dente quebrado; garanta um feriado sem susto

Para ter 100% de sucesso quando um dente sai completamente da boca, o reimplante deve ocorrer nos 10 minutos seguintes ao trauma ou ser armazenado no leite.

Dental, por Redação

Quem tem mau hálito não percebe, diz especialista

Por mais que possa parecer falta de cuidado e educação andar com bafo por aí, o portador de halitose pode nem saber que tem o problema.

Dental, por Redação

Idosos são beneficiados com o uso de aparelho ortodôntico

Terceira idade é o termo utilizado para representar a população de indivíduos com mais de 60 anos de idade. O número de idosos cresce de maneira significativa graças aos avanços na medicina, na tecnologia e na melhora das condições de vida e de trabalho.

Deixe seu Comentário:

=