Publicado por Redação em Dental - 14/10/2016 às 10:55:41

Mito ou verdade: tratamento de canal escurece o dente?

 Alguns escurecimentos dentais são causados por conta da forma com o tratamento foi feito, falhando em alguns pontos. Foto: Ocskay Mark / Shutterstock

Quando esse tipo de tratamento é feito, acontecem algumas modificações químicas no dente que podem causar seu escurecimento

O tratamento de canal foi criado para diminuir o número de extrações de dente que eram extremamente comuns no passado. Seu objetivo é manter o elemento dental, mesmo que sua polpa esteja doente e precise ser removida. O problema é que esse procedimento, em alguns casos, pode escurecer o dente.

A polpa nada mais é do que o tecido mole que fica dentro do dente e que contém vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo. Quando ela sofre algum tipo de lesão, que pode ser causada por uma cárie não tratada, por exemplo, ela fica doente e não consegue mais se recuperar sozinha, necrosando.

“Se esse problema não for tratado logo, ele pode atingir a polpa radicular (parte que fica na raiz do dente), sendo necessário realizar o tratamento de canal, que consiste em tirar todo o nervo que nutri o dente deixando-o sem vida”, diz Daiane Batista, dentista da Sorridents e especialista em prótese dentária.

Mas por que escurece?

Realmente muitas vezes esse tratamento é feito sem nenhum contratempo e o dente não escurece depois. Mas Daiane explica que, em alguns casos, ele pode escurecer sim. “Quando o nervo do dente é retirado pode haver uma série de modificações químicas dentro dele, o que causa seu escurecimento”, diz a especialista.

Segundo Daiane, os motivos que podem levar ao escurecimento do dente são:

- Decomposição da polpa coronária (parte da polpa que fica na coroa do dente). Esse acontecimento é assintomático e esses resíduos originados da decomposição acabam penetrando nos canalículos dentários, deixando ele com uma aparência mais escura.

- Hemorragia após a remoção pulpar. “Quando o dentista faz um tratamento de canal dentário é preciso fazer uma boa irrigação da cavidade pulpar. A remoção da polpa causa hemorragia e, quando não tratada, tende a levar ao escurecimento do dente”, diz a dentista.

- Permanência de partes da pulpa na cavidade do dente (teto da câmara pulpar, por exemplo). Essa parte em especial deve ser retirada completamente para que não ocorra o escurecimento do dente.

- Longo contato de substâncias (medicamentos de uso intra-canal) com a dentina. “Se esse contato com a dentina é muito longo, essas substâncias penetram nela, sofrem oxidação e escurecem o dente. Por isso que o dentista precisa limpar muito bem a cavidade, removendo totalmente os materiais até um nível de 2 a 3 mm abaixo da margem gengival”, diz Daiane.

É possível evitar?

Como pudermos ver, alguns escurecimentos dentais são causados por conta da forma com o tratamento foi feito, falhando em alguns pontos. Mas no caso da decomposição da polpa, uma causa fora do controle do profissional, é praticamente inevitável prever ou prevenir o escurecimento.

Mas nem tudo está perdido. Se por um acaso você fez um tratamento de canal e seu dente escureceu, existem procedimentos hoje que podem o fazer voltar a ser branco como é o caso do clareamento intra-canal e das facetas.

“Mas, antes de dar início a qualquer método de clareamento, é preciso diagnosticar o motivo da pigmentação dentária e verificar, junto com o profissional, qual o melhor método para combatê-la”, diz a especialista.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Mordida cruzada pode causar bruxismo e perda dos dentes

Se não for tratada precocemente com aparelhos ortodônticos ou ortopédicos, esse problema pode atrapalhar a estética, a mastigação e a respiração do paciente

Dental, por Redação

Saiba como fazer a manutenção de protetores bucais

Depois de feitos os ajustes em seu protetor bucal para que este se encaixe corretamente nos dentes, é preciso que você aprenda a fazer a manutenção do aparelho.

Dental, por Redação

Brasil vive boom de transplante de osso

A busca por um sorriso perfeito tem lotado os consultórios dentários para alegria não só dos pacientes que recuperam sua autoestima, mas também dos profissionais especializados e de um novato nos bancos de tecidos, o osso.

Dental, por Redação

Fiscalização flagra dentista que atuava há 20 anos sem formação

Um homem de 52 anos foi autuado ontem em Douradina (MS), pelo Conselho Regional de Odontologia, por exercício ilegal da profissão. Segundo o conselho, Wilson Gusmão trabalhava havia mais de 20 anos sem formação e dizia ter aprendido o trabalho com a família.

Deixe seu Comentário:

=