Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 07/12/2011 às 11:58:03

Estudo diz que é possível evitar mais de 40% dos casos de câncer

Cerca de 45% dos casos de câncer em homens e 40% dos registrados em mulheres no Reino Unido são causados pelo estilo de vida e podem ser prevenidos, diz um estudo publicado nesta terça-feira (6) na revista médica "The British Journal of Cancer".

A pesquisa, a mais extensa elaborada até hoje no Reino Unido, chegou à conclusão que mais de 100 mil dos cânceres diagnosticados a cada ano neste país são causados por quatro fatores relacionados com o estilo de vida: tabaco, má alimentação, álcool e sobrepeso.

Segundo o estudo, realizado pela associação britânica "Cancer Research UK" e que levou em conta 14 fatores ambientais e de estilo de vida, o tabaco é o elemento mais determinante para o desenvolvimento de um câncer.

O tabaco é responsável por 23% dos casos de câncer em homens e por 15,6% das ocorrências em mulheres, sendo que os tipos mais frequentes são, além do de pulmão, o de bexiga, rim, pâncreas e colo do útero.

No total, 34% dos cânceres diagnosticados no Reino Unido em 2010, o que equivale a 106.845 casos, estavam vinculados a tabaco, alimentação, problemas com álcool e excesso de peso.

Entre os homens, 6,1% dos casos de câncer tinham relação com a falta de frutas e verduras na dieta, 4,9%, com o trabalho, 4,6%, com o álcool, e 4,1%, com o sobrepeso.

Além disso, segundo o estudo, 3,7% dos cânceres diagnosticados em homens têm como causa uma excessiva exposição aos raios ultravioletas. No caso das mulheres, 6,9% dos diagnósticos de câncer estiveram vinculados ao sobrepeso, 3,7%, a infecções, e 3,6%, aos raios ultravioletas.

A falta de frutas e verduras na dieta foi determinante em 3,4% dos casos de câncer entre mulheres, enquanto o álcool foi responsável por 3,3% das ocorrências.

Fonte:noticias.r7.com|07.12.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil vai produzir remédios de alto custo mais baratos

O Brasil vai começar a fabricar os primeiros medicamentos biossimilares com tecnologia nacional. Eles são versões mais baratas de drogas biológicas inovadoras, produtos de alto custo que atacam alvos específicos em doenças como câncer, artrite reumatoide e esclerose múltipla.

Saúde Empresarial, por Redação

Vacina para H1N1 é segura para portadores de doenças autoimunes

Portadores de doenças reumáticas autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide, apresentam maior risco de infecção do que a população em geral.

Deixe seu Comentário:

=