Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 13/01/2011 às 18:18:16

Saúde fecha acordo de R$ 2 mi após mortes de xavantes

Por meio de ONG governo vai contratar médicos para aldeia de Mato Grosso onde oito índios morreram em uma semana.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Seasi), do Ministério da Saúde, assinou convênio no valor de R$ 2,07 milhões para contratar, com a ONG Organização Nossa Tribo, 104 novos profissionais de saúde para Campinápolis (MT) - cidade onde oito índios xavantes morreram desde o início do ano por falta de assitência médica.

Enquanto isso, oito crianças continuam internadas, em estado crítico, com sintomas de pneumonia, desnutrição e desidratação, no hospital da cidade. Outros 73 índios estão na Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai).

Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, das 2 mil crianças nascidas em 2009, 60 morreram de doenças respiratórias, parasitárias e infecciosas. Esse número pode ser bem maior, pois, segundo o secretário de Saúde de Campinápolis, João Ailton Barbosa, os índios estão abandonados nas aldeias.

De acordo com Barbosa, não tem agente de saúde na região e as equipes estão incompletas. O hospital de Barra do Garças, referência para a cidade, não tem pediatra e não aceita mais cuidar das crianças indígenas.
Com o reforço de funcionários, a ONG Nossa Tribo passará a contar com 504 pessoas para atender os xavantes. Em nota, a Secretaria de Saúde informou que providenciou a compra de seis novas ambulâncias e fechou contrato com uma empresa para manutenção da frota. "Com isso, será possível - diz a nota - colocar em campo os 15 veículos atualmente parados por falta de reparo."

Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 13.01.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Dor na coluna lidera motivos de afastamento do trabalho em 2024; transtornos mentais têm aumento

Dados da Ministério da Previdência Social apontam que mais de 3,5 milhões de pessoas tiveram benefícios concedidos por incapacidade temporária no país no ano passado.

Saúde Empresarial, por Redação

Coração artificial brasileiro deve ser testado em dois meses

Corações artificiais desenvolvidos no Brasil devem começar a ser testados em seres humanos dentro de dois meses. Pacientes da fila de espera do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo,

Saúde Empresarial, por Redação

A Saúde vai ter novo imposto, diz Ideli Salvatti

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, a ministra das Relações Institucionais defende alíquota para o ano que vem

Deixe seu Comentário:

=