Publicado por Redação em Notícias Gerais - 21/12/2012 às 18:59:43

Estudo: 38% dos brasileiros têm pendência com cartão de crédito

O uso sem consciência do cartão de crédito leva milhares de brasileiros ao endividamento. Segundo estudo divulgado nesta sexta-feira pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), 38% dos brasileiros têm alguma fatura não liquidada no cartão de crédito. Foram entrevistados 1.277 pessoas em todas as capitais brasileiras.

Entre os que têm pendências na modalidade de crédito, 82% afirmam que as contas estão há mais de 90 dias atrasadas e 85% deles admitem que não têm conhecimento sobre a taxa de juro cobrada quando se paga apenas uma parte da fatura do mês.

"É um caminho complicado de sair. Antes de optar por uma forma de pagamento, é recomendável avaliar as vantagens e desvantagens, calculando os juros do período para o saldo devedor, uma vez que eles incidirão sobre o que for financiado", alerta em nota a economista do SPC Brasil Ana Paula Bastos.

De acordo com o estudo, 93% dos consumidores adimplentes se organizam e conseguem pagar o valor total das faturas na data do vencimento - o que não gera custos para o consumidor, além da anuidade do cartão e outros seguros. Por outro lado, 24% dos consumidores inadimplentes pagam apenas o valor mínimo da parcela (em média corresponde a 20% do valor integral da fatura) e adiam o pagamento do restante com juros - o que pode criar um efeito "bola de neve" nas finanças.

"É mais recomendável quitar essa dívida com recursos obtidos por meio de algum empréstimo bancário, por exemplo, do que continuar pagando faturas cumulativas e cada vez maiores por causa de juros exorbitantes", alerta Ana Paula.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mudança do comportamento do consumidor depois da internet

Cerca de 72,3% das pessoas que possuem seguros de automóveis e 69,4% que possuem seguro de saúde, têm internet. Atualmente, 44% das pessoas fazem pesquisa online antes de contratar um seguro.

Notícias Gerais, por Redação

Juros futuros fecham quase estáveis, repercutindo indicadores de inflação

Os principais contratos de juros fecharam praticamente estáveis no mercado futuro da BM&F nesta terça-feira (19), com uma leve tendência de queda na ponta mais longa da curva.

Notícias Gerais, por Redação

Comece já a planejar a declaração do IR 2013 e evite atrasos

A correria para entregar a declaração do Imposto de Renda causa tensão nos contribuintes que deixam tudo para a última hora. Medidas simples podem melhorar a declaração do próximo ano.

Notícias Gerais, por Redação

Investidores enxergam Ibovespa em 72.500 pontos, mostra pesquisa do Citi

Os investidores continuam confiantes no desempenho das bolsas de valores na América Latina, com destaque para o Brasil. Segundo pesquisa do Citigroup com mais de 50 investidores institucionais ao redor do globo

Deixe seu Comentário:

=