Publicado por Redação em Vida em Grupo - 29/08/2012 às 11:49:29

Entendendo o seguro de Previdência Social

Ter uma aposentadoria garantida e relaxante é o maior sonho das pessoas que trabalham durante toda a vida. Além, claro, de garantir que tanto os trabalhadores quanto suas famílias sejam amparados em casos de doença, acidentes, invalidez, além de proteção na maternidade e desemprego involuntário. Para garantir essas coberturas foi criado o seguro de Previdência Social.

Essa modalidade se estrutura como um seguro social de benefícios e serviços. A Previdência Social se compreende no Regime Geral de Previdência (RGPS) e nos regimes próprios de Previdência Social dos servidores públicos e dos militares.

Os contribuintes obrigatórios da Previdência são os empregados domésticos, trabalhadores avulsos e segurados especiais, contribuintes individuais (autônomos e pessoas que trabalham por conta própria), para simplificar, os contribuintes obrigatórios são todos aqueles que recebem remuneração pelo seu trabalho, ou seja, todo trabalhador que possui a carteira assinada é automaticamente contribuinte da Previdência.

A aposentadoria é válida a partir dos 65 anos (homens) ou 60 anos (mulheres). Mas, existem outros tipos como invalidez, quando há comprovação da incapacidade do segurado atestada por uma perícia médica da previdência, é possível fazer o requerimento da aposentadoria. Ainda há a aposentadoria por tempo de contribuição (O segurado tem direito a aposentadoria integral se já estiver contribuído por 35 anos – homens - ou 30 anos, mulheres).

Fonte: cqcs


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Empresa que deixou de contratar seguro de vida em grupo é condenada

TRT-MG manteve decisão de 1º Grau que condenou empresa a pagar indenização por invalidez à trabalhadora

Vida em Grupo, por Redação

Consumidores buscam mais proteção e elevam venda de auxílio funeral

Os números que retratam o desempenho do ramo de pessoas no país, divulgados periodicamente pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) não deixam dúvida quanto ao espetacular crescimento dos produtos de assistência.

Vida em Grupo, por Redação

Saiba como calcular e economizar no seguro de vida

Fumantes, idosos e até prefeitos pagam mais pelas apólices, segundo especialistas; crescimento do setor deve ficar entre 13% e 15% este ano no Brasil.

Vida em Grupo, por Redação

Com foco no seguro de pessoas, é lançado em Salvador o CSP-BAHIA

Com foco na promoção e desenvolvimento dos segmentos de seguro de pessoas, saúde e odontológico, de previdência complementar e de capitalização, foi criado ontem (22/10), em Salvador-BA, o Clube de Seguros de Pessoas e Benefícios do Estado da Bahia (CSP-BAHIA).

Vida em Grupo, por Redação

Grupo BB MAPFRE prevê crescimento maior de 30% nos seguros de vida para a mulher

O contínuo avanço das mulheres no mercado de trabalho também está aquecendo o mercado segurador. Atento a essa movimentação do setor, o Grupo Segurador BANCO DO BRASIL e MAPFRE, que atua desde 2003 com o Seguro Vida Mulher,

Vida em Grupo, por Redação

Mercado de seguros cresce 21,5% no Nordeste

Até a segunda metade da década de 90, o mercado de seguros no Brasil não apresentava um quadro de crescimento tão expressivo. O índice de participação no PIB alcançava apenas 1%. Isso era reflexo, em parte, dos produtos e das estratégias criadas pelas companhias seguradoras.

Deixe seu Comentário:

=