Publicado por Redação em Vida em Grupo - 29/08/2012 às 11:49:29
Entendendo o seguro de Previdência Social
Ter uma aposentadoria garantida e relaxante é o maior sonho das pessoas que trabalham durante toda a vida. Além, claro, de garantir que tanto os trabalhadores quanto suas famílias sejam amparados em casos de doença, acidentes, invalidez, além de proteção na maternidade e desemprego involuntário. Para garantir essas coberturas foi criado o seguro de Previdência Social.
Essa modalidade se estrutura como um seguro social de benefícios e serviços. A Previdência Social se compreende no Regime Geral de Previdência (RGPS) e nos regimes próprios de Previdência Social dos servidores públicos e dos militares.
Os contribuintes obrigatórios da Previdência são os empregados domésticos, trabalhadores avulsos e segurados especiais, contribuintes individuais (autônomos e pessoas que trabalham por conta própria), para simplificar, os contribuintes obrigatórios são todos aqueles que recebem remuneração pelo seu trabalho, ou seja, todo trabalhador que possui a carteira assinada é automaticamente contribuinte da Previdência.
A aposentadoria é válida a partir dos 65 anos (homens) ou 60 anos (mulheres). Mas, existem outros tipos como invalidez, quando há comprovação da incapacidade do segurado atestada por uma perícia médica da previdência, é possível fazer o requerimento da aposentadoria. Ainda há a aposentadoria por tempo de contribuição (O segurado tem direito a aposentadoria integral se já estiver contribuído por 35 anos – homens - ou 30 anos, mulheres).
Fonte: cqcs
Posts relacionados
Vida em Grupo, por Redação
O número de acidentes de trabalho continua alto e a maior parte das vítimas é de jovens entre 25 e 29 anos.
Vida em Grupo, por Redação
País, que ocupava 15º lugar em 2010, dará salto na receita de prêmios até 2020
Vida em Grupo, por Redação
O mercado de seguros quer se firmar como o segmento privado mais capacitado para desonerar os cofres públicos. Segundo o novo presidente da CNSeg, Marco Antonio Rossi, essa característica fica clara com a ação complementar que o setor exerce em áreas importantes como a saúde e a previdência.
Vida em Grupo, por Redação
O Brasil não dispõe de uma Lei sobre seguros, e o projeto de autoria do então Deputado Federal José Cardozo, hoje atual Ministro da Justiça, está no Parlamento há mais de oito anos.
Vida em Grupo, por Redação
O limite dado pelo governo para que as seguradoras alonguem os prazos de seus produtos de previdência é dezembro de 2015.
Vida em Grupo, por Redação
A Superintendência de Seguros Privados (Susep), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Banco Central (BC) são as três instituições do governo que lideram o número de pedidos de dados pela Lei de Acesso à Informação (LAI).
Vida em Grupo, por Redação
Fazer um seguro de vida não costuma fazer parte do planejamento financeiro dos brasileiros, permanecendo um terreno desconhecido para a maioria das pessoas.
Vida em Grupo, por Redação
Alguns dados já anunciaram que as empresas estão dispostas e, até muito interessadas, a contratar profissionais aposentados, que acumulam longa experiência em determinadas funções. A questão é: como esses profissionais devem fazer a retomada de suas carreiras?
Deixe seu Comentário: