Publicado por Redação em Vida em Grupo - 01/07/2014 às 10:02:12

Microsseguro e inserção social

Alaor Silva é fundador do Plano de Amparo Social Imediato (PASI) - primeiro microsseguro do Brasil

A população menos favorecida tem se tornado uma das grandes preocupações dos governos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Este cenário envolve questões humanitárias, sociais, econômicas e políticas, pois há um interesse de promover a justiça entre as classes. Soluções para aumentar a inclusão social e para diminuir a pobreza têm sido amplamente discutidas e várias delas já têm gerado resultados representativos.

Foi pensando neste cenário que o Plano de Amparo Social Imediato (PASI) foi fundado em 1989. Sua meta era proteger a massa de brasileiros formada por trabalhadores e operários pertencentes às classes sociais menos favorecidas. Assim nasceu o microsseguro da sociedade organizada no Brasil - uma ferramenta econômica que representa uma das mais promissoras estratégias de combate à pobreza mundial e de inclusão social na atualidade - que completou no dia 1º de junho, 25 anos.

Entre os desafios deste mercado está a democratização do seguro, ou seja, é preciso oferecer planos de forma simples e adequada ao consumidor, atendendo a todas as demandas existentes das várias classes sociais. Por conta desta busca pela democratização, este segmento está em ascensão e tem ganhado, a cada ano, proporções ainda maiores, mas de outro lado, o número de pessoas cobertas ainda é pequeno. Há cerca de duas décadas, a atividade seguradora representava pouco menos de 1% do PIB nacional. Para 2014, a expectativa do setor é alcançar um percentual próximo aos 6% do PIB.

A construção de um modelo de negócios sem precedentes, com um enorme impacto social, garantiu ao PASI um histórico e uma série de informações coletadas que permitem avançar ainda mais para que, muito em breve, ele possa se reinventar e causar um impacto ainda mais surpreendente na sociedade como um todo promovendo o fim da herança da pobreza.

Fonte: http://www.revistacobertura.com.br/


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Seguro de vida cresce 10,17% em relação a 2012, aponta pesquisa

O seguro de vida individual e em grupo cresceu 10,17% em janeiro de 2013 ante janeiro do ano passado, aponta estudo da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida).

Vida em Grupo, por Redação

Investimentos de seguradoras no exterior deverão contar com autorização da Susep

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (9/11), Resolução (nº 265) alterando o inciso VI do artigo 9º da Resolução 226, que trata dos critérios para a realização de investimento pelo mercado supervisionado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Vida em Grupo, por Redação

Susep fixa nova data para registro eletrônico de produtos

A Susep enviou carta circular para seguradoras, entidades abertas de previdência privada e sociedades de capitalização informando que, em virtude do sistema de registro eletrônico de produtos ter apresentado falhas durante o período reservado para testes,

Vida em Grupo, por Redação

Seguro para acidente poderá ser obrigatório em rodovias com pedágio

A Câmara analisa projeto de lei que torna obrigatória a cobertura de seguro para vítimas de acidentes nas rodovias do País sujeitas à cobrança de pedágio.

Vida em Grupo, por Redação

Segurador comenta mudanças no seguro garantia

O Seguro Garantia, produto que garante o fiel cumprimento de condições contratuais está sendo reformulado. A Superintendência de Seguros Privados (Susep) encerrou, no dia 26 de outubro, o processo de audiência pública da Circular 232, que regulamenta a operação com o seguro no país.

Deixe seu Comentário:

=