Publicado por Redação em Vida em Grupo - 01/07/2014 às 10:02:12

Microsseguro e inserção social

Alaor Silva é fundador do Plano de Amparo Social Imediato (PASI) - primeiro microsseguro do Brasil

A população menos favorecida tem se tornado uma das grandes preocupações dos governos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Este cenário envolve questões humanitárias, sociais, econômicas e políticas, pois há um interesse de promover a justiça entre as classes. Soluções para aumentar a inclusão social e para diminuir a pobreza têm sido amplamente discutidas e várias delas já têm gerado resultados representativos.

Foi pensando neste cenário que o Plano de Amparo Social Imediato (PASI) foi fundado em 1989. Sua meta era proteger a massa de brasileiros formada por trabalhadores e operários pertencentes às classes sociais menos favorecidas. Assim nasceu o microsseguro da sociedade organizada no Brasil - uma ferramenta econômica que representa uma das mais promissoras estratégias de combate à pobreza mundial e de inclusão social na atualidade - que completou no dia 1º de junho, 25 anos.

Entre os desafios deste mercado está a democratização do seguro, ou seja, é preciso oferecer planos de forma simples e adequada ao consumidor, atendendo a todas as demandas existentes das várias classes sociais. Por conta desta busca pela democratização, este segmento está em ascensão e tem ganhado, a cada ano, proporções ainda maiores, mas de outro lado, o número de pessoas cobertas ainda é pequeno. Há cerca de duas décadas, a atividade seguradora representava pouco menos de 1% do PIB nacional. Para 2014, a expectativa do setor é alcançar um percentual próximo aos 6% do PIB.

A construção de um modelo de negócios sem precedentes, com um enorme impacto social, garantiu ao PASI um histórico e uma série de informações coletadas que permitem avançar ainda mais para que, muito em breve, ele possa se reinventar e causar um impacto ainda mais surpreendente na sociedade como um todo promovendo o fim da herança da pobreza.

Fonte: http://www.revistacobertura.com.br/


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Deputado defende regulamentação de cooperativas de seguros

  Categoria cresceu 14,3% em 2012. Proteste alerta, no entanto, para coberturas não contempladas na apólice e produtos fora do perfil do segurado

Vida em Grupo, por Redação

Susep, INSS e BC lideram em pedidos de informações pela Lei de Acesso

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Banco Central (BC) são as três instituições do governo que lideram o número de pedidos de dados pela Lei de Acesso à Informação (LAI).

Vida em Grupo, por Redação

Aposentados têm de fazer novo cadastro

Aposentados e pensionistas devem ficar atentos ao cadastro de vida do benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para não ter seu seguro cancelado

Vida em Grupo, por Redação

Catástrofes naturais mobilizam mercado de seguros

O primeiro semestre de 2011 fechou com um saldo atípico de catástrofes naturais no país, resultando em grandes prejuízos e alto volume de indenizações para as seguradoras.

Deixe seu Comentário:

=