Publicado por Redação em Vida em Grupo - 01/07/2014 às 10:02:12

Microsseguro e inserção social

Alaor Silva é fundador do Plano de Amparo Social Imediato (PASI) - primeiro microsseguro do Brasil

A população menos favorecida tem se tornado uma das grandes preocupações dos governos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Este cenário envolve questões humanitárias, sociais, econômicas e políticas, pois há um interesse de promover a justiça entre as classes. Soluções para aumentar a inclusão social e para diminuir a pobreza têm sido amplamente discutidas e várias delas já têm gerado resultados representativos.

Foi pensando neste cenário que o Plano de Amparo Social Imediato (PASI) foi fundado em 1989. Sua meta era proteger a massa de brasileiros formada por trabalhadores e operários pertencentes às classes sociais menos favorecidas. Assim nasceu o microsseguro da sociedade organizada no Brasil - uma ferramenta econômica que representa uma das mais promissoras estratégias de combate à pobreza mundial e de inclusão social na atualidade - que completou no dia 1º de junho, 25 anos.

Entre os desafios deste mercado está a democratização do seguro, ou seja, é preciso oferecer planos de forma simples e adequada ao consumidor, atendendo a todas as demandas existentes das várias classes sociais. Por conta desta busca pela democratização, este segmento está em ascensão e tem ganhado, a cada ano, proporções ainda maiores, mas de outro lado, o número de pessoas cobertas ainda é pequeno. Há cerca de duas décadas, a atividade seguradora representava pouco menos de 1% do PIB nacional. Para 2014, a expectativa do setor é alcançar um percentual próximo aos 6% do PIB.

A construção de um modelo de negócios sem precedentes, com um enorme impacto social, garantiu ao PASI um histórico e uma série de informações coletadas que permitem avançar ainda mais para que, muito em breve, ele possa se reinventar e causar um impacto ainda mais surpreendente na sociedade como um todo promovendo o fim da herança da pobreza.

Fonte: http://www.revistacobertura.com.br/


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Veja quais os ramos que o agente de seguros poderá comercializar

Na proposta elaborada pela Susep para a regulamentação do agente consta um dispositivo segundo o qual será vedado a essa figura o exercício da atividade de corretagem de seguros.

Vida em Grupo, por Redação

Seguro é o segmento que mais desonera o Estado

O mercado de seguros quer se firmar como o segmento privado mais capacitado para desonerar os cofres públicos. Segundo o novo presidente da CNSeg, Marco Antonio Rossi, essa característica fica clara com a ação complementar que o setor exerce em áreas importantes como a saúde e a previdência.

Vida em Grupo, por Redação

MetLife patrocina programas de TV e rádio da Cultura

O foco da companhia é aumentar a consciência sobre vantagens da previdência privada e seguro de vida

Vida em Grupo, por Redação

BC quer estimular acesso da população ao microcrédito e à previdência complementar

"As pessoas que querem ingressar no sistema financeiro têm todas as condições. O que a gente precisa é ampliar um pouco esse debate para outros temas que também dizem respeito à inclusão.

Vida em Grupo, por Redação

Resseguro Online mostra expansão do setor

Informativo do escritório Pellon & Associados circula para parceiros, clientes e estudantes interessados num dos setores mais promissores do mercado de seguros

Vida em Grupo, por Redação

Seguros e férias

As férias de verão são o grande momento na vida de milhões de famílias brasileiras. Ao longo delas as pessoas ficam mais soltas, mais preguiçosas, mais corajosas. É aí que mora parte do perigo.

Vida em Grupo, por Redação

Os seguros que o profissional liberal e o autônomo precisam ter

Sem os benefícios oferecidos por uma empresa com a qual tenha vínculo empregatício, o profissional liberal (médico, dentista, advogado) e o autônomo ficam bastante desprotegidos ante os imprevistos da vida.

Vida em Grupo, por Redação

Seguro garantia tem efeito anticorrupção

O seguro garantia pode ser uma ferramenta de grande valia para que o Governo e a sociedade possam fiscalizar os custos.

Deixe seu Comentário:

=