Publicado por Redação em Notícias Gerais - 25/07/2012 às 12:49:45

Empresas deverão informar ao funcionário valor recolhido ao INSS

A partir desta quarta-feira as empresas e órgãos públicos estão obrigados a informar seus trabalhadores sobre os valores recolhidos com o pagamento de benefícios previdenciários. A obrigação é mensal e será feita por meio de documento, mas ainda é preciso uma lei que regulamente como isso será feito. A medida foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União.

Segundo o secretário de Políticas de Previdência Social do Ministério da Previdência, Leonardo Rolim, ainda não há prazo para a regulamentação sair. "Essa medida vai ajudar a evitar surpresas quando o trabalhador sai de uma empresa", explicou o secretário, se referindo a episódios em que o empregado descobre que não tem direito ao benefício porque a empresa não recolheu o INSS.

Os correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal já têm acesso às informações pela internet. Nos demais bancos, os dados não estão disponíveis, mas o beneficiário pode ir a uma agência do INSS para verificar seu extrato. "A empresas também informam nos contracheques o valor abatido do salário para o pagamento do INSS, mas isso não significa que o montante foi recolhido pelas empresas", explicou o Leonardo Rolim.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dicas para se adaptar ao novo emprego

Após várias fases de avaliação e uma competição acirrada, você finalmente foi contratada para aquele emprego dos seus sonhos.

Notícias Gerais, por Redação

Mais de 60% dos brasileiros acham que o acesso ao crédito está mais fácil

No Brasil, o acesso ao crédito tem se tornado cada vez mais fácil, pelo menos na percepção de 60,9% dos brasileiros.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado reduz previsão de inflação para 2012

O mercado financeiro reduziu a previsão para a inflação durante este ano. Eles preveem que o aumento geral dos preços para o consumidor, medido pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo),

Deixe seu Comentário:

=