Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/09/2011 às 09:03:47

JAC congela abertura de fábrica no Brasil

Uma das montadoras mais prejudicadas pelo aumento da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), a chinesa JAC Motors acusou o Brasil de desrespeitar as diretrizes da OMC (Organização Mundial do Comércio) e confirmou ter congelado os planos para abrir uma fábrica no país, informa reportagem de Fabiano Maisonnave.

"A forma como o governo brasileiro aumentou o imposto é uma séria violação aos princípios básicos da OMC", disse a JAC Motors, em resposta por escrito à Folha.

"A política descontínua, irracional e parcial brasileira minou fortemente a confiança da JAC e de outras montadoras em investir no Brasil. Portanto, a JAC se vê obrigada a reavaliar sua decisão de investimento no Brasil", afirma a empresa.

A montadora chinesa diz que a medida não previu um período de adaptação e cita três supostas violações do Brasil às linhas gerais da OMC: acesso a mercado, concorrência justa e não discriminação.

Na avaliação da JAC, o Brasil adotou a medida visando limitar os carros chineses, prejudicando a concorrência justa. A empresa afirma que trabalha sem subsídios do governo chinês e que não foi acusada de praticar dumping (praticar preços artificialmente baixos).

No início de agosto, a JAC havia anunciado a construção de uma fábrica no Brasil, que começaria a produzir em 2014. O investimento previsto era de US$ 600 milhões, para produzir 100 mil unidades por ano. Segundo a empresa, seriam gerados 3.500 empregos diretos e outros 10 mil indiretos.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 23.09.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Conheça os poucos investimentos de renda fixa que batem a inflação

Os investimentos seguros que superam a inflação são hoje uma raridade.

Notícias Gerais, por Redação

'Prévia do PIB' tem crescimento de 1,04% no primeiro trimestre de 2013

Foi a maior taxa de crescimento desde o primeiro trimestre de 2011. Contra os três primeiros meseFoi a maior taxa de crescimento desde o primeiro trimestre de 2011. Contra os três primeiros meses de 2012, avanço foi de 1,79%.s de 2012, avanço foi de 1,79%.

Notícias Gerais, por Redação

Taxa de juros para famílias é a menor em 18 anos

Apesar do aumento da inadimplência entre pessoas físicas e jurídicas em maio deste ano, a taxa de juros para as famílias atingiu o menor patamar desde o início da série histórica, em junho de 1994, segundo informou nesta terça-feira o Banco Central (BC).

Notícias Gerais, por Redação

Títulos protestados de pessoas físicas crescem 12,6% em maio

O número de títulos protestados de pessoas físicas cresceu 12,6% em maio, na comparação com abril. Frente a maio de 2011, a houve queda, de 2,5%.

Notícias Gerais, por Redação

Contas bancárias: você sabe quais tarifas não podem ser cobradas?

Ao abrir uma conta no banco, o consumidor se depara com uma infinidade de opções de pacotes ou cestas de serviço que devem ser pagas mensalmente para manter a conta.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação pesa menos para baixa renda em 12 meses, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-C1), que mede a inflação para famílias com renda de até 2,5 salários mínimos, apresentou variação de 0,86% em janeiro, acumulando alta de 5,43% nos últimos 12 meses. No mês, o Índice de preços ao Consumidor -

Notícias Gerais, por Redação

Petrobras e BG Brasil fecham acordo de cooperação tecnológica

A Petrobras e a BG Brasil assinaram nesta terça-feira um acordo de cooperação tecnológica para desenvolveram, em conjunto, soluções para o pré-sal.

Deixe seu Comentário:

=