Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/05/2013 às 16:02:43

Diretor da OMC minimiza correntes déficits na balança comercial

O recém-eleito diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, minimizou nesta quinta-feira os resultados da balança comercial brasileira, que tem registrado saldos negativos ao longo deste ano.

Durante audiência pública da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, o embaixador afirmou que mais importante do que realizar superávits comerciais (exportar mais do que importar) é garantir que a indústria brasileira tenha competitividade para disputar o mercado internacional com produtos estrangeiros.
 
"Se há déficit porque há um surto enorme por bens de capital que dão competições de competitividade para a indústria, a situação é até positiva. Se há saldo negativo pequeno, mas temos participação crescente na economia internacional, isso também não é não é problema. Temos que olhar para a competitividade. Temos economia, tempos um setor produtivo que é competitivo? Estamos regredindo em termos de competitividade? Essa é a questão que vai se colocar para o governo brasileiro, não só no setor industrial, mas nos serviços, agronegócios", disse o embaixador.
 
Apenas o mês de março deste ano registrou resultado positivo no valor de R$ 164 milhões, considerado baixo, já que os fluxos mensais costumam chegar aos bilhões. Em janeiro, fevereiro e abril, foram registrados os piores resultados para os meses de toda a história.
 
O embaixador também comentou a situação dos países em desenvolvimento e a nova configuração do comércio mundial. "Os centros de decisões mudaram e são mais heterogêneos. Antes o coração das negociações acontecia entre economias com perspectivas muito parecidas, e o resto do mundo meio que acompanhava, nem sempre contente, muitas vezes a contragosto. Hoje esse núcleo central mudou e isso dificulta. É um desafio que eu vou ter que tentar superar como diretor-geral da OMC", finalizou.
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo edita MP que desonera investimentos nas PPPs

O governo editou nesta quarta-feira a Medida Provisória 575, que desonera investimentos em Parcerias Público-Privadas (PPPs) e amplia a possibilidade de os Estados participarem desses empreendimentos.

Notícias Gerais, por Redação

Vacinação contra gripe acaba esta semana em todo o país

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será encerrada sexta-feira (25) em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, não há previsão de que o prazo seja prorrogado. Idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos,

Notícias Gerais, por Redação

Taxa básica de juros deve cair a 8%, diz pesquisa do BC

As instituições financeiras reduziram ainda mais a expectativa de juros básicos da economia para este ano, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo boletim Focus, do Banco Central (BC).

Notícias Gerais, por Redação

Governo de Kassab tem aprovação de 22% em SP

gestão de Gilberto Kassab (PSD) é considerada ótima ou boa para 22% dos eleitores, informa reportagem de Paulo Gama, publicada na Folha desta segunda-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Notícias Gerais, por Redação

Integração contrata empresa de aliado político do ministro

A empresa de um amigo e correligionário do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, foi escolhida para firmar contrato milionário com a Codevasf

Deixe seu Comentário:

=