Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/11/2011 às 17:08:12

Sem leilões, área exploratória de petróleo retrai 30% no Brasil

A falta de rodadas de licitações de blocos de exploração de petróleo e gás no Brasil --a última ocorreu em 2008-- reduziu em aproximadamente 30% a área total sob concessão no país.

De acordo com dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), o Brasil possui atualmente 320 mil quilômetros quadrados de áreas sob concessão para exploração de petróleo e gás, ante um pico de 450 mil quilômetros quadrados no auge do período de realização dos leilões anuais.

Se até o final de 2012 não houver nova rodada de licitações, o total da área concedida para exploração no Brasil encolherá para cerca de 105 mil quilômetros quadrados, informou a reguladora.

A área total de exploração tem diminuído ano a ano, porque as empresas têm prazos para realizar descobertas e delimitar reservas de petróleo e gás natural.

Conforme o tempo vai passando, as petroleiras que não conseguem cumprir os cronogramas vão devolvendo pedaços de blocos ou blocos inteiros, conforme as regras estabelecidas nos contratos.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br|08.11.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Atividade do comércio se recupera e cresce 1,4% em março

O movimento de consumidores nas lojas do País aumentou 1,4% em março na comparação com fevereiro, descontando efeitos sazonais, informou nesta quinta-feira a Serasa Experian. Em relação a março de 2012, a atividade varejista avançou 13,4%.

Notícias Gerais, por Redação

Veja as expectativas e temores dos economistas para 2013

A economia mundial deve andar em ritmo lento, mas com uma possível melhora no segundo semestre; o país deve crescer pouco neste ano, às voltas com uma inflação relativamente alta, mas com muito poucas chances de um novo aumento dos juros básicos (o antídoto do governo contra reajuste dos preços).

Notícias Gerais, por Redação

Tombini vê Brasil melhor preparado para enfrentar choques

O ciclo de cortes na taxa básica de juros brasileira, que já dura 11 meses, significa que a economia está melhor preparada para choques externos do que no ano passado e que deve alcançar um crescimento de 2,5% em 2012, afirmou o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, nesta quarta-feira.

Deixe seu Comentário:

=