Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/11/2011 às 17:08:12

Sem leilões, área exploratória de petróleo retrai 30% no Brasil

A falta de rodadas de licitações de blocos de exploração de petróleo e gás no Brasil --a última ocorreu em 2008-- reduziu em aproximadamente 30% a área total sob concessão no país.

De acordo com dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), o Brasil possui atualmente 320 mil quilômetros quadrados de áreas sob concessão para exploração de petróleo e gás, ante um pico de 450 mil quilômetros quadrados no auge do período de realização dos leilões anuais.

Se até o final de 2012 não houver nova rodada de licitações, o total da área concedida para exploração no Brasil encolherá para cerca de 105 mil quilômetros quadrados, informou a reguladora.

A área total de exploração tem diminuído ano a ano, porque as empresas têm prazos para realizar descobertas e delimitar reservas de petróleo e gás natural.

Conforme o tempo vai passando, as petroleiras que não conseguem cumprir os cronogramas vão devolvendo pedaços de blocos ou blocos inteiros, conforme as regras estabelecidas nos contratos.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br|08.11.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Aumento do juro é o melhor remédio para combater inflação, diz diretor do BC

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, afirmou que o aumento da taxa básica de juros é o melhor remédio para combater a inflação,

Notícias Gerais, por Redação

Governo estuda bônus para aposentadoria

O governo federal está perto de acertar com as centrais sindicais e entidades de aposentados proposta que muda a regra do fator previdenciário,

Notícias Gerais, por Redação

Mercado prevê queda no IPCA neste ano e PIB maior em 2013

O mercado reduziu a estimativa para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) para este ano e elevou para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2013, segundo divulgação do boletim Focus nesta segunda-feira (23).

Deixe seu Comentário:

=