Publicado por Redação em Dental - 28/08/2012 às 17:58:55

DF terá mais equipes do Programa Brasil Sorridente

O Programa Brasil Sorridente será ampliado no Distrito Federal, com o aumento do número de equipes de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família (ESF) e com a criação de cinco novos Centros de Especialidade Odontológica.

Os serviços serão anunciados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no dia 11 de setembro, às 10h, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs (W/3 Norte quadra 501).

Segundo o gerente de odontologia da Secretaria de Saúde, Sérgio da Mata, a ampliação da saúde bucal no DF teve início no ano passado, com a contratação, pela SES/DF, de 178 cirurgiões dentistas, e prosseguiu este ano, com a contratação de 128 técnicos de saúde bucal. “Isso possibilitou que pudéssemos credenciar mais 55 equipes de saúde bucal, além das 23 com as quais já trabalhávamos”, explicou.

As equipes da Saúde da Família fazem o atendimento primário, como orientação aos pacientes, limpeza e obturação simples. Já o tratamento mais especializado, canal e cirurgia, é feito pelos Centros de Especialidades. Além dos cinco já existentes nos hospitais de Planaltina, Asa Norte e Taguatinga, Cerest na 712 Sul e na Unidade Mista (Taguatinga), os moradores do DF poderão receber atendimento nos hospitais de Sobradinho, Materno Infantil, Ceilândia, Santa Maria e no Centro de Saúde 11 de Ceilândia (Expansão do Setor “O”).

Outro reforço obtido pela Secretaria de Saúde para a área odontológica foi a concessão de 40 horas semanais para 86 dentistas e 69 técnicos de saúde bucal e o recebimento de 80 consultórios dentários completos pelo programa Brasil Sorridente, além de uma Unidade Odontológica Móvel, que percorrerá a área rural e as escolas. Sérgio lembra que além da ESF, todos os 60 centros de saúde do DF contam com dentistas, a porta de entrada para os usuários que necessitam de tratamento.

Fonte: www.vermelho.org.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Dentista indica melhor tratamento para 3 casos de halitose

Sinusite constante, mau uso do fio dental e pouco fluxo salivar são alguns problemas de leitores que sofrem com o mau hálito e não sabem o que fazer

Dental, por Redação

Enxaguatórios devem fazer parte da higiene oral

A cárie dentária e doenças gengivais são causadas principalmente pela placa bacteriana que nada mais é do que uma película esbranquiçada que se adere às superfícies dos dentes e é formada principalmente por bactérias e restos alimentares.

Dental, por Redação

Fuja dos causadores da hipersensibilidade

A sensibilidade dentinária afeta um grande número de pessoas. É geralmente causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente

Dental, por Redação

Feche a Boca para a Perda Óssea

Alguns fatores, como alterações hormonais, trauma oclusal e periodontite com presença de tártaro, além de fumo e álcool, podem levar à perda óssea, que tem como conseqüência a diminuição na qualidade da mastigação, podendo trazer problemas nutricionais e digestivos.

Dental, por Redação

Brasil Sorridente aumenta produção de próteses dentárias em 85%

O programa Brasil Sorridente , que busca melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira, aumentou a produção de próteses dentárias no Sistema Único de Saúde (SUS).

Dental, por Redação

Qualidade de Vida e Saúde Bucal

Muitas pessoas podem questionar: qual a relação da Odontologia com a Qualidade de Vida? A Qualidade de Vida está diretamente vinculada aos cuidados odontológicos.

Deixe seu Comentário:

=