Publicado por Redação em Dental - 27/02/2013 às 16:54:05

Mito ou realidade: é preciso escovar o dente três vezes por dia?

Embora poucas pessoas questionem a importância de se escovar os dentes, muitas têm dúvidas em relação à frequência com que devem fazê-lo: seria necessário escovar a cada refeição, ou bastaria escovar uma ou duas vezes por dia?

“Três vezes por dia é o melhor”, opina o dentista Michael Sesemann, presidente da Academia Americana de Odontologia Estética. Se houver muito tempo entre uma escovação e outra, diz, pode ocorrer a formação de placa bacteriana, o que elevaria o risco de inflamação na gengiva, além de outros problemas odontológicos. O cirurgião dentista Marcelo Rezende concorda com a recomendação: pelo menos três vezes por dia, após as refeições e antes de ir dormir – se você costuma fazer mais de três refeições diárias, porém, considere a ressalva de Sesemann: “Mais do que quatro escovações diárias poderia começar a parecer compulsivo”.

Porém um estudo do governo britânico feito com 13 mil crianças em 1975 concluiu que não há impacto entre frequência da escovação e cáries. Apesar de três escovações serem mais seguras para manter a boca saudável muitos dentistas sabem que vários de seus pacientes tem uma boa saúde bucal escovando os dentes apenas uma vez ao dia. A freqüência da escovação tem menos impacto do que o cuidado em fazer uma escovação meticulosa para alcançar todas as superfícies e inibir a formação de placa.

Logo após a refeição uma fina barreira é formada para proteger os dentes. O problema é que ela é um meio bom para certas bactérias se aderirem, formando placa. A maturação da placa normalmente leva 24h, portanto escovando os dentes uma vez ao dia é possível inibir que ela se estabeleça nos dentes.

A recomendação de duas ou três escovadas ao dia ocorre por não ser possível garantir que todo paciente atinja 100% da área dos dentes em uma única escovação diária. Para melhores resultados os dentistas aumentam o tempo de exposição dos seus dentes à escova, reduzindo as chances de formação de placa.

O excesso de escovação pode expor a raiz dos dentes, especialmente se for feita com força e intensidade.

Quanto ao tempo, ele recomenda que se escove os dentes durante dois minutos (para tornar a tarefa menos maçante, Sesemann sugere que você faça alguma outra atividade durante a escovação, como assistir TV).

Fonte: hypescience.com


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saiba o que é placa dental bacteriana

Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e açúcares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cáries e gengivite. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro.

Dental, por Redação

Veja 8 dicas que ajudam a conviver bem com o aparelho

Para não se intimidar com o tratamento ortodôntico basta saber alguns truques. É possível conviver bem com o aparelho e amenizar as saias justas no dia a dia. As dicas são da cirurgiã-dentista Claudia Sanchez, da clínica Sorridents.

Dental, por Redação

Parceria garante água tratada com flúor para 98% dos paranaenses

A adição de flúor à água tratada no Paraná - programa que atende 98% da população - permitiu a redução de 53% no índice de cárie no Estado.

Dental, por Redação

Tratamento odontológico em gestantes

A maioria das gestantes ficam muito felizes e ansiosas esperando a chegada dos seus bebês, e esquecem que a procura ao dentista que é muito importante.

Dental, por Redação

Botox, CFO e uma polêmica na odontologia

Com base em uma resolução publicada nesta segunda-feira (5), no DOU (Diário Oficial da União), o Conselho Federal de Odontologia proibiu o uso de botox e do ácido hialurônico por dentistas, para fins estéticos.

Deixe seu Comentário:

=