Publicado por Redação em Dental - 08/04/2013 às 16:01:06

Retração e sensibilidade: dicas ajudam a evitar os problemas

Beber algo quente dói, tomar sorvete nem pensar e até alimentos mais ácidos não são tolerados por pessoas com dentes sensíveis. Segundo um estudo desenvolvido na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, o problema atinge uma em cada oito pessoas. 

Na maioria das vezes, ocorre desgaste do esmalte do dente. Dessa forma, prolongamentos nervosos ficam expostos e causam a sensação de choque quando algum alimento frio, quente, ácido, e até mesmo adocicado, é ingerido.
 
Um dos problemas associados à sensibilidade dentinária é a retração gengival. Normalmente, o modo de escovação ou a escova usada podem causar o trauma na gengiva que faz com que ela se retraia e deixe a dentina exposta. “A negligência de higiene bucal, o mau alinhamento dentário, a mordida traumatizante (oclusão) e alguns hábitos viciosos como o de ranger dos dentes (bruxismo), podem cooperar com o surgimento e desenvolvimento de retrações das gengivas”, diz o dentista do blog Adoro Sorrir, Rodrigo Moraes, consultor científico da ABO - Associação Brasileira de Odontologia. 
 
Outra consequência da retração da gengiva pode ser o mau hálito. Isso porque a condição favorece o acúmulo de depósitos de bactérias e restos alimentares, pois exige técnica e atenção diferenciada na prática da higiene bucal. 
 
Para tratar a retração gengival é preciso procurar um dentista para saber em qual estágio está o problema. Em alguns casos é possível corrigir cirurgicamente. “Existe uma classificação técnica para definir a chance de reabilitação com cirurgia reconstrutiva da área retraída, as mais graves têm menos chance de recobrimento cirúrgico”, afirma. 
 
Previna-se com sete passos
 
1- Seja eficaz na higiene bucal 
2- Não escove os dentes com força exagerada
3- Corrija mordida e alinhamento dos dentes
4- Evitar hábitos nocivos como palitar dentes ou usar o fio dental de forma inadequada
5- Evite escovas de cerdas duras ou emborrachadas, prefira as cerdas ultra macias
6- Visite o dentista no mínimo semestralmente
7- Consuma alimentos ricos em fibras e nutrientes e desprovidos de açúcar refinado em excesso   
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Dental, por Redação

Saúde Oral - Síndrome da boca seca pode resultar na perda dos dentes quando não tratada

Tanto para digerir os alimentos, como para limpar a boca e controlar a população de bactérias, evitando infecções.

Dental, por Redação

Aprenda a montar um kit anti-halitose

O mau hálito é um problema que pode ser prevenido. Tendo as ferramentas certas para cuidar da higiene bucal, o hálito fresco é quase sempre garantido.

Dental, por Redação

5 dicas para se virar sem escova de dentes no verão

O verão é aquela época boa do ano, de viagens, praia, programas com os amigos. Mas, a parte não tão boa é que a hora de escovar os dentes é frequentemente esquecida.

Dental, por Redação

Aprenda a fazer antisséptico bucal em casa

Muitos dentistas alertam para o uso moderado de antissépticos bucais. Na verdade, o recomendado é conversar com o dentista para ver a real necessidade de lançar mão do enxaguante oral para eliminar bactérias e manter o hálito fresco.

Dental, por Redação

DF terá mais equipes do Programa Brasil Sorridente

Os serviços serão anunciados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no dia 11 de setembro, às 10h, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs (W/3 Norte quadra 501).

Dental, por Redação

Erosão dental severa ligada a distúrbios alimentares

Distúrbios alimentares têm potencial de não apenas destruir seu corpo e mente, mas também sua boca, segundo um estudo clínico.

Dental, por Redação

Odontologia proporcionando sorrisos

Nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, Eliane Honel, gerente de projetos da MetLife, e Fábio Nogi, superintendente de Planos Odontológicos da MetLife, participaram do simpósio "Uma odontologia moderna proporcionando sorrisos", promovido pelo Congresso de Marketing e Gestão em Odontologia (Cogem).

Deixe seu Comentário:

=