Publicado por Redação em Dental - 15/08/2012 às 13:56:49

Cuidados com a escova de dente garantem uma boa saúde bucal

Dentistas alertam para os cuidados indispensáveis com a escova dental, para garantir a saúde bucal e um hálito agradável. Além dos cuidados com nossos dentes, é importante manter cautela especial com as escovas de dente, já que as mesmas devem estar em perfeitas condições para garantir o efeito desejado. Entre as indicações repassadas pelos profissionais a pessoa deve analisar as condições da escova para fazer a troca no momento certo.

De acordo com o dentista Gilberto Antônio Borges, a pessoa deve escolher uma escova pensando na efetividade dela. Deve ser macia ou extramacia. Além disso, é preciso tomar certos cuidados durante o período em que a escova esteja em uso. E o mais importante, evitar a contaminação cruzada, isto é, jamais dividir a escova com outra pessoa.

“Após a escovação, é preciso zelar por este material da higiene bucal, colocá-lo em soluções de hipoclorito de sódio (aquelas soluções de enxágue bucal), para que limpe a escova e evite a cultura de bactérias nesta. Então, é preciso lavar bem e deixá-la em local apropriado, e não de qualquer maneira no banheiro, haja vista que se trata de um ambiente usado para outros fins, a não ser a higiene bucal”, explica o dentista.

Quanto ao momento certo de trocar a escova, segundo Gilberto, é preciso observar as condições, pois cada pessoa escova os dentes de uma maneira. Para aqueles que utilizam mais força, a tendência é ter de trocar mais cedo a escova. “Isso se observa pelas condições das cerdas. As escovas mais novas têm as cerdas regulares e ainda macias. Com o tempo, as pontas das cerdas começam a ficar desfiadas, tornando-se menos efetivas por se apresentarem mais rígidas”, explica Gilberto. Ele ressalta a importância de o dentista sempre auxiliar o paciente na forma mais adequada para a escovação.

Outras sugestões repassadas pelos dentistas são: em casos de problemas de saúde, como dor de garganta, resfriados e gripes, é indicado trocar a escova, pois os germes podem acabar se alojando nas cerdas e levar à reinfecção; mantenha a escova seca para ajudar a diminuir a proliferação de germes e lave as mãos sempre depois de usar o banheiro, a fim de evitar que as bactérias passem para o cabo da escova de dente.

Dicas para manter a escova de dente limpa

• Lave sempre as mãos antes de começar a escovar os dentes;
• Faça um bochecho com água para eliminar resíduos maiores de comida, pois isso diminui as chances de eles se esconderem entre as cerdas depois;
• Após usar a escova, lave-a bem em água corrente.
E bata o cabo levemente na pia para eliminar o excesso de água;
• Borrife uma substância antimicrobiana, como a clorexidina, que costuma estar na fórmula dos enxaguatórios bucais;
• Guarde a sua escova no armário. Se ela ficar exposta, poderá ser contaminada pelos coliformes fecais dispersos no ar do banheiro.

Fonte: www.jmonline.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Alveolite pode ser causada por extração dentária

Os dentes mais frequentemente extraídos são os terceiros molares, também chamados dentes do siso. Algumas pessoas têm, na boca, espaço suficiente para acomodar os dentes do siso enquanto outras sofrem devido à falta de espaço.

Dental, por Redação

Aprenda a fazer o autoexame na boca em nove passos

Segundo a Revista Científica Dentistry, nos últimos 20 anos, o índice de câncer bucal aumentou 50% na população mundial e já é o quarto tipo de câncer que mais mata no planeta.

Dental, por Redação

Seminário vai discutir vantagens do flúor na água para a saúde bucal

A Secretaria de Estado da Saúde e a Sanepar promovem nesta segunda-feira (11), no Canal da Música, em Curitiba, o seminário "2012 - 30 anos da expansão da fluoretação das águas de abastecimento do Paraná".

Deixe seu Comentário:

=