Publicado por Redação em Notícias Gerais - 06/02/2012 às 12:45:11

Consumo de energia sobe 1,8% em janeiro no país

O consumo de energia em janeiro no Brasil cresceu 1,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, para 59.445 megawatts-médios, segundo dados do Operador Nacional do Sistema.

O cresimento moderado foi influenciado principalmente pelo baixo desempenho das regiões do país reunidas no sub-sistema Sudeste/Centro-Oeste.

Segundo o ONS, o subsistema Sudeste/Centro-Oeste recebeu carga de energia apenas 0,1% maior em janeiro deste ano em relação a janeiro do ano passado, devido a temperaturas mais amenas e às fortes chuvas que atingiram a região e provocaram a paralisação de alguns segmentos industriais pela dificuldade de obtenção de matérias primas, escoamento de produção e também por danos causados às instalações industriais e à infraestrutura de serviços públicos nos municípios.

Em contrapartida, a grande procura de turistas pela região Nordeste por conta do verão garantiu um crescimento de 8,5% na demanda por energia desse subsistema, puxada por hospedagem, alimentação e varejo.

O aumento do consumo também foi alavancado por uma base de comparação mais fraca em 2011, devido ao grande volume de chuvas ocorrido em alguns Estados da região.

O subsistema Sul teve crescimento de 1%, refletindo os efeitos das condições climáticas semelhantes ao do ano anterior, com demanda de maior carga para refrigeração e irrigação nos dois anos.

No subsistema Norte o crescimento foi de 5,8%, impulsionado pela produção de empresas eletrointensivas.
2011.

O ONS confirmou o crescimento de 3,4% do consumo de energia em 2011, 58.347 megawatts-médios, que já haviam sido divulgados preliminarmente em janeiro pelo órgão. O consumo de energia subsistema Sudeste-Centro-Oeste subiu 3,3% no ano passado; no Sul, 5,2%; no Nordeste, 1,1% e no Norte, 4,5%.

Fonte:www.folha.uol.com.br|06.02.12


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brasil continua sendo boa opção para investir, dizem especialistas

O Brasil continua sendo uma boa opção para investir, embora o ritmo de crescimento econômico esteja mais lento, avaliaram especialistas durante evento realizado pela Bloomberg LINK, no Rio de Janeiro.

Notícias Gerais, por Redação

Consultoria britânica reduz projeção de PIB brasileiro para 1,7%

A consultoria britânica Capital Economics reduziu suas projeções para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2012 e 2013, citando a perspectiva de desaceleração na China,

Notícias Gerais, por Redação

Brasil pode passar França e ser quinta economia em 2012

O crescimento de 0,3% do PIB (Produto Interno Bruto) no quarto trimestre, em relação ao terceiro trimestre de 2011, ficou dentro do esperado pelo mercado e confirmou o fraco desempenho da economia no final do último ano.

Deixe seu Comentário:

=