Publicado por Redação em Vida em Grupo - 09/06/2011 às 11:22:01

Consumidor: fique atento ao comprar via comércio eletrônico

SÃO PAULO – Comprar pela internet é confortável, rápido e prático, mas, depois de alguns problemas que certas empresas de comércio eletrônico vêm enfrentando na justiça, como foi o recente caso da Americanas.com, o consumidor deve ficar atento com essa forma de consumir.

Não sem motivo, a Americanas.com foi proibida pela justiça do Rio de Janeiro de efetivar qualquer venda via internet até regularizar a entrega de todas as mercadorias que já haviam sido compradas em seu site.

Para que o consumidor não tenha problemas com empresas que vendem acima de sua capacidade de atendimento e que consequentemente não conseguem cumprir seus prazos, observe algumas dicas.

Na hora de concluir uma transação, fique atento ao prazo de entrega do bem que você pretende adquirir e guarde todos os comprovantes on-line gerados a partir da compra. Esses documentos podem ser muito úteis na hora de comprovar falhas das empresas.

É interessante também fazer uma pesquisa prévia junto aos órgãos de defesa do consumidor para checar se a empresa possui muitas reclamações.

A empresa atrasou na entrega? Saiba o que fazer
Se o produto que você comprou não foi entregue dentro do prazo indicado pela empresa, a primeira providência deve ser ligar para o fornecedor. Faça isso o quanto antes e questione o paradeiro do produto. Pergunte se o atraso é justificado ou se é decorrente de negligência da empresa.

Saiba que o atraso na entrega é um fato caracterizado como descumprimento de contrato e, por conta disso, o consumidor tem o direito de exigir a entrega do produto. Segundo a advogada do Idec, Mariana Alves, nesses casos, o consumidor pode optar por desistir da compra, com direito à restituição da quantia antecipada, incluindo o valor pago pelo frete, até eventuais perdas e danos.

Tambem é recomendável que, se você não está satisfeito com o serviço prestado pela empresa, envie uma carta, com aviso de recebimento, à loja exigindo a entrega, o ressarcimento do dinheiro pago ou a substituição do produto.

Para qualquer que for a opção, fixe um prazo, geralmente de cinco dias, para que o fornecedor resolva a questão. Se a questão não for solucionada amigavelmente, entre em contato com o Procon da sua cidade.

Fonte: web.infomoney.com.br | 09.06.11


Seguro Auto

Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Eugênio Velasques acredita no engajamento para a inovação dos negócios

“Qualquer processo de inovação tem que ter alma, engajamento e mobilizar toda a empresa, para que vire realidade”, afirmou o diretor da Bradesco Vida e Previdência, Eugênio Velasques, durante o painel “Inovação”, apresentado na Conferência Latino-Americana LIMRA e LOMA (25 a 27 de agosto). 

Vida em Grupo, por Redação

Mercado cresceu 23,6% até novembro

O mercado de seguros, sem contar o ramo saúde, gerou uma receita de prêmios da ordem de R$ 116,1 bilhões de janeiro a novembro do ano passado. Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulgados nesta sexta-feira indicam essa cifra é 23,6% maior que a registrada no mesmo período em 2011.

Vida em Grupo, por Redação

Subscrição e distribuição de seguro de vida serão discutidas em evento do CVG-SP

Os profissionais do ramo de seguro de pessoas poderão se inteirar das novidades nas áreas de subscrição e distribuição de seguro de vida no mercado de seguros internacional, durante o "Café da Manhã com a Swiss Re", que será realizado pelo CVG-SP no dia 17 de outubro, das 8h30 às 12h,

Vida em Grupo, por Redação

Classe alta ainda resiste ao ramo vida

Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg),

Vida em Grupo, por Redação

Microsseguro ganha força no mercado

O projeto para democratização de microsseguros do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre acaba de ser selecionado pela Federação Interamericana de Seguradoras (Fides) como um dos 10 projetos-piloto na área a terem a implantação subvencionada pela entidade.

Deixe seu Comentário:

=