Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/08/2011 às 14:50:13

Confiança do consumidor volta a cair em julho

SÃO PAULO - O INC (Índice Nacional de Confiança  do Consumidor), divulgado nesta segunda-feira (8) pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo), caiu dois pontos, atingindo 147 pontos em julho. Em junho, o índice havia subido para 149 pontos, após cinco meses de queda.

"O consumidor brasileiro se mantém otimista com a economia. Mas devemos destacar dois fatores: o primeiro é a ligeira percepção de piora na visão do consumidor com relação ao desemprego. O segundo, positivo, é a percepção do consumidor de menor renda sobre os preços mais controlados dos alimentos", afirmou o presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Rogério Amato.

Em relação a julho de 2010, quando estava em 144 pontos, o índice também registrou alta de 3 pontos. Lembrando que o estudo aponta otimismo quando o indicador está acima de 100 pontos e pessimismo quando se encontra abaixo dessa pontuação.

Destaques
Os consumidores das regiões Norte/Centro-Oeste são os mais otimistas, após alta de 5 pontos no índice, que passou de 180 pontos em junho, para 185 pontos no mês passado. Em seguida, aparece a região Sul, cujo indicador caiu 27 pontos, passando de 190 pontos para 163, na mesma base comparativa.

A região Sudeste também perdeu um ponto, marcando 149 pontos, contra 150 em junho. A região Nordeste, por sua vez, continua sendo a menos otimista, com 126 pontos em julho, 7 a mais que os 119 pontos verificados um mês antes.

Na análise por classes sociais, a C aparece como a mais confiante, mesmo com queda de 2 pontos, de 155 para 153 pontos. Em segundo lugar, estão os consumidores das classes A/B, que registraram 138 pontos, contra os 144 de junho. As classes D/E ficaram com 128 pontos em julho, contra os 126 pontos registrados no mês anterior.

Expectativas para o futuro
A parcela de pessoas que acham que a economia em que vivem estará mais forte nos próximos seis meses ficou em 41% no mês passado, dois pontos percentuais abaixo do registrado em junho. O índice das que acreditam que a economia local estará mais fraca subiu de 11% para 13%.

Por fim, o percentual das pessoas que dizem achar que sua situação financeira pessoal estará melhor daqui a seis meses caiu 1 ponto percentual, para 53%. A parcela dos que consideram que ela estará pior subiu dois pontos percentuais, para 12%.

Fonte: www.infomoney.com.br - 08.08.2011


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Empresários apostam em inovação, tecnologia e sustentabilidade

Inovar, trabalhar com tecnologia ponta e um modelo sustentável de negócio foram os principais conselhos dos empresários Paulo Nigro, presidente da Tetra Pak, Paulo Kakinoff, presidente da Gol,

Notícias Gerais, por Redação

Acordo vai permitir que Receita fiscalize empresas brasileiras nos EUA

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (13) um decreto legislativo que aprova o texto de um acordo entre os governos brasileiro e norte-americano para o intercâmbio de informações tributárias, que foi celebrado entre os dois países em 20 de março de 2007.

Notícias Gerais, por Redação

INSS começa a pagar nesta terça benefícios acima de um mínimo

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar nesta terça-feira (2) os benefícios para quem ganha acima de um salário mínimo.

Notícias Gerais, por Redação

Saldo comercial fica negativo em US$ 304 milhões

O saldo comercial da terceira semana de outubro foi negativo em US$ 304 milhões, de acordo com a divulgação do Ministério do Desenvolvimento

Deixe seu Comentário:

=