Publicado por Redação em Notícias Gerais - 21/12/2012 às 09:14:38

Justiça dá auxílio-acidente a segurado do INSS com doença comum

O INSS está pagando auxílio-acidente a um segurado que teve uma doença comum, não relacionada a sua atividade profissional. No posto, esse benefício só é liberado quando os segurados sofrem um acidente, podendo ser de trabalho ou não, ou uma doença profissional e ficam com sua capacidade profissional reduzida.

Mas o JEF (Juizado Especial Federal) de Santos mandou o INSS pagar o auxílio-acidente a um motorista que, após uma grave lesão no olho, ficou incapaz de exercer sua função. Ele chegou a ser realocado na empresa, mas deixou o emprego pelo problema na visão.

A Justiça determinou o início do pagamento para maio deste ano. Como o INSS leva até 60 dias para processar o pagamento a partir do momento em que é notificado da decisão, o ex-motorista começou a receber o benefício em julho, segundo a advogada Vivian Melissa Mendes.

Ele recebeu atrasados desde que o auxílio-doença, que recebeu enquanto esteve doente, foi cortado.

Esse não é o único caso de vitoria em ações judiciais pedindo o benefício para doenças que não têm relação com o trabalho. A advogada cita outra decisão, de um porteiro que, por causa de
um tumor na coluna, ganhou o mesmo benefício. A enfermidade gerou um auxílio-doença por 12 meses. Quando foi cortado, o porteiro procurou a Justiça e pediu um auxílio-acidente.

O perito judicial elaborou um laudo médico constatando que a doença reduziu sua capacidade de trabalhar, já que afetou sua movimentação. Ele não pode, por exemplo, realizar tarefas que exigem rapidez e destreza de movimentos.

O INSS pode recorrer desta decisão, mas o segurado começa a receber antes da decisão final, pois o juiz deu tutela antecipada. Ele terá os atrasados desde o corte do auxílio-doença.

Fonte: Folha


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dados externos pautam bolsas e volatilidade permanece

O desempenho do Ibovespa no último dia útil da semana pode ser marcado pela volatilidade por causa de notícias em direções opostas. O Ibovespa futuro registra retração de 0,39%.

Notícias Gerais, por Redação

Seguro-desemprego vai contar na aposentadoria

O tempo que o trabalhador fica recebendo o seguro-desemprego poderá ser incluído no cálculo da aposentadoria no futuro. Essa é a proposta do Projeto de Lei 4080/2012, que tramita na Câmara do Deputados.

Notícias Gerais, por Redação

INSS começa a pagar nesta terça benefícios acima de um mínimo

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar nesta terça-feira (2) os benefícios para quem ganha acima de um salário mínimo.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado reduz estimativa para o PIB e inflação neste ano, diz Focus

O mercado reduziu a estimativa para o PIB (Produto Interno Bruto) e para a inflação oficial neste ano, segundo divulgação do boletim Focus desta segunda-feira (21).

Notícias Gerais, por Redação

Cerca de 12 mil servidores aposentados por invalidez terão o benefício revisto

A proposta de emenda à Constituição, aprovada pelo Senado na última semana, que permite que os servidores públicos aposentados por invalidez depois de 2004 recebam o benefício integral irá beneficiar quase 12 mil funcionários somente do Poder Executivo.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar inverte sinal e passa a perder valor perante o real

O dólar inverteu o sinal pouco após a abertura da sessão desta segunda-feira e passou a operar em território negativo, mas ainda sustentando a faixa de R$ 1,72.

Deixe seu Comentário:

=