Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/08/2011 às 10:51:46

Condomínio: quem paga a conta nos casos de infiltração?

SÃO PAULO – Problemas com infiltração no imóvel sempre geram dor de cabeça ao morador, seja ele proprietário, seja inquilino, ainda mais quando se trata de um condomínio. Afinal, de quem é a responsabilidade pelos reparos?
 
Assim que são detectados os indícios de infiltração no imóvel, o morador deve verificar o motivo pelo qual o problema começou, pois, para cada situação, existe um responsável.
 
Responsabilidade
Quando o vazamento está concentrado em apenas uma unidade, o morador daquele apartamento será o responsável pela obra, que deverá ser feita em caráter de urgência, para que outras unidades não tenham problemas.
 
Caso o morador não seja proprietário do imóvel, a responsabilidade não será do inquilino, com exceção dos problemas causados por mau uso do imóvel. “Se o problema for gerado por causa da má utilização e conservação da unidade, a responsabilidade é do inquilino, porém, se o problema for causado pelo tempo de uso, é o proprietário que deverá arcar com as responsabilidades da obra”, explica o diretor de condomínio da Primar Administradora de Bens, Carlos Samuel Freitas.
 
No caso de imóvel alugado, explica Freitas, “se for constatado que o problema não foi por má utilização da unidade, o inquilino poderá pedir ressarcimento sobre o que perdeu por conta do problema”.
 
Em casos de infiltração de apartamentos vizinhos, o dono do apartamento foco do problema deverá consertar o mais rápido possível o vazamento e também as unidades que forem atingidas. “Nesses casos, o morador pode procurar o dono do apartamento que estiver dando problema, a fim de pedir o conserto em questão. Esse tipo de obra deve ser realizada com urgência, tanto no foco do problema, como na unidade atingida”, explica Freitas.
 
Se o problema for nas áreas comuns do prédio, o morador deve acionar o síndico ou a administradora do condomínio. “Quando o condomínio tem a responsabilidade, toda a obra deve ser arcada por ela”, afirma o diretor.
 
Multa
Caso a obra não seja realizada com urgência ou o dono do imóvel se recusar a solucionar o problema, completa Freitas, “será enviada uma notificação ao proprietário, e a partir disso, será cobrada multa diária, até que o problema seja resolvido”.
 
Segundo o diretor, o valor da multa é variável, mas em média é de R$ 50 a R$ 100 por dia.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 09.08.2011

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo não poupará medidas para controlar inflação, diz Mantega

 O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira que o governo não poupará medidas para controlar a inflação, ao mesmo tempo em que destacou que em breve serão anunciadas desonerações aos setores sucrolacooleiro e químico.

Notícias Gerais, por Redação

Fazenda vê dificuldade em detalhamento de tributos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira que vê "dificuldades operacionais" em botar em prática o projeto de lei aprovado ontem pela Câmara que determina que os impostos que incidem diretamente sobre os preços dos produtos sejam discriminados nas notas fiscais.

Notícias Gerais, por Redação

Taxa média de juros atinge menor nível desde 2000, diz BC

As taxas de juros das operações de crédito continuaram a cair em agosto, com inadimplência estável, de acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Discussão sobre fim do fator previdenciário está paralisada

O fim do fator previdenciário não tem previsão para voltar a ser discutido pelo governo, informou o secretário de Políticas de Previdência Social do Ministério da Previdência Social (MPS), Leonardo Rolim

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa sobe na véspera do feriado

Depois de uma semana de volatilidade, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em alta nesta segunda-feira (30), véspera do feriado do Dia do Trabalho.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa opera em alta, seguindo mercados externos

A Bovespa operava em alta nesta quinta-feira, seguindo o movimento dos mercados europeus e dos índices futuros das bolsas dos Estados Unidos.

Deixe seu Comentário:

=