Publicado por Redação em Notícias Gerais - 29/10/2013 às 09:46:33

Mesmo baixos níveis de poluição afetam peso de bebês ao nascer

Um novo estudo descobriu que mesmo níveis relativamente baixos de poluição do ar estão associados a um aumento significativo do risco de nascimentos de crianças com baixo peso.

Os pesquisadores europeus reuniram dados de 14 estudos que incluíam mais de 74 mil mães de 12 países e seus filhos. Os cientistas também estimaram as concentrações de material particulado no ar dentro da residência da mãe durante a gestação.

Concentrações de material particulado de até 20 microgramas por metro cúbico estavam associadas ao aumento do risco de nascimentos de crianças no tempo certo e abaixo do peso normal, descobriram os pesquisadores. Após levar em conta diversos fatores, os cientistas estimaram que 5 microgramas por metro cúbico extras de material particulado estavam associadas a 18% de aumento do risco de nascimentos de crianças com peso baixo.

Eles estimaram que a redução de 10 microgramas por metro cúbico dos níveis de material particulado de um modo geral resultava na redução de 22% no número de crianças nascidas com peso baixo nesses países. O relatório foi publicado online no periódico The Lancet Respiratory Medicine.

"Temos evidências de estudos com animais de que partículas diminutas entram na corrente sanguínea e chegam ao feto", afirmou Rémy Slama, autor sênior do estudo e pesquisador sênior do Instituto de Pesquisas Médicas e da Saúde de Grenoble, na França. "Podemos esperar outros impactos sobre a saúde dessas crianças? Existem indícios de que sim – o peso baixo ao nascer é um marcador de impactos negativos na idade adulta."
 

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

A partir de janeiro, SP terá 140 linhas de ônibus circulando de madrugada

'Corujão'. Serão 430 veículos, em dois sistemas: um percorrerá o traçado do metrô e outro funcionará de forma circular, em bairros com maior demanda, como a Vila Madalena; Prefeitura ainda promete reforçar a iluminação em mais de 100 pontos de conexão

Notícias Gerais, por Redação

INSS muda regras de perícia para auxílios doença e acidente

O INSS pôs em prática, ontem, novas regras para a marcação e a realização de perícias médicas para a concessão ou a renovação de aposentadorias por invalidez e auxílios doença e acidente.

Notícias Gerais, por Redação

Nova taxa básica de juros será conhecida hoje

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central define, nesta quarta-feira (29), a nova taxa básica de juros, a Selic, utilizada como referência para o custo dos empréstimos aos consumidores e empresas.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil continua sendo boa opção para investir, dizem especialistas

O Brasil continua sendo uma boa opção para investir, embora o ritmo de crescimento econômico esteja mais lento, avaliaram especialistas durante evento realizado pela Bloomberg LINK, no Rio de Janeiro.

Notícias Gerais, por Redação

Vale lucra mais que Petrobras pela 1ª vez

Pela primeira vez na história, a Vale superou o lucro anual da Petrobras, cujo valor de mercado excede em mais de R$ 100 bilhões o da empresa mineradora. As duas são as maiores companhias brasileiras.

Notícias Gerais, por Redação

Pela 2ª semana, mercado aposta na alta do dólar e reduz previsão do PIB

O mercado voltou a elevar a estimativa do preço do dólar e reduzir a previsão para o PIB (Produto Interno Bruto) neste ano. Além disso, reduziu as estimativas para a inflação oficial --o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)-- em 2012.

Notícias Gerais, por Redação

Governo quer agilidade para votar participação do Brasil no FM

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou nesta quinta-feira que a base governista pretende colocar em votação em breve, possivelmente na próxima semana,

Deixe seu Comentário:

=