Publicado por Redação em Previdência Corporate - 09/11/2015 às 12:36:34

Como planejar sua aposentadoria com as novas regras

Com a fórmula que agora é opção ao fator previdenciário, são mais possibilidades a se considerar. Contudo, investir bem ainda é essencial.

Com a sanção presidencial da chamada fórmula 85/95, muita gente vai preferir esperar um pouco mais para solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição, na intenção de garantir o benefício integral, escapando da aplicação do fator previdenciário, que vigora desde 1999.

A decisão é boa para o contribuinte que ainda tem pique para trabalhar por uns anos e boa para o governo, pelo menos no curto prazo. Quem decidir esperar e quem ainda é jovem pode aproveitar para avaliar outras possibilidades e garantir uma renda ainda maior na velhice. Veja mais detalhes da fórmula e do fator no quadro no fim deste texto.

INVESTIMENTO

O foco principal, no entanto, alerta o advogado previdenciário Paulo Perazzo, deve ser investir na previdência pública pelo máximo de tempo possível, para depois pensar numa previdência privada. Na visão dele, esta opção é mais adequada para quem já contribui com o teto e precisa/quer mais. “Com 35 anos de contribuição, se você colocasse todo o dinheiro numa previdência privada, o montante seria esgotado em seis anos”, calcula.

Outra opção é montar uma carteira (um mix) de investimentos, levando em consideração que há sempre um risco e que é preciso analisar o cenário econômico antes de tomar uma decisão, como lembra a diretora científica do Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev), Naiara Freitas. No mercado, há diversas opções. Alguns títulos públicos, negociados pelo Tesouro, têm se mostrado uma boa aposta. Nesse universo, destacam-se os títulos de longo prazo (para 2050, por exemplo) indexados ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a a inflação oficial do País). Alguns deles, estão pagando acima de 7% mais a variação do IPCA. Outra opção que tem sido bastante procurada são as letras de crédito, com destaque para a Letra de Crédito Imobiliário (LCI), uma opção de renda fixa isentos de Imposto de Renda. Confira detalhes e dicas de investimentos no quadro ao lado.

DESAPOSENTAÇÃO

O veto da presidente Dilma Rousseff ao artigo do direito à desaposentação não significa o fim da discussão. Isso porque a questão está sendo analisada também no âmbito jurídico, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), lembra Perazzo. A justificativa do governo é evitar um rombo ainda maior da Previdência Social. A desaposentação é a possibilidade de quem já se aposentou, mas continuou trabalhando e contribuindo solicitar uma revisão do benefício. O Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) repudiou o veto presidencial baseado no estudo que mostra que a contribuição paga pelo segurado custeia o novo benefício a ser recebido. Segundo o IBDP, mais de 70 mil processos na justiça estão aguardando a decisão do Supremo, e o veto da presidente não muda em nada os processos que estão no STF.

  

  

Fonte: Justiça em foco


Massificados

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Servidor aposentado por invalidez terá o benefício integral

Foi publicado no Diário Oficial da cidade, nesta quinta-feira (31) a orientação normativa para o cálculo e as revisões dos benefícios de aposentadoria por invalidez e das pensões deles decorrentes concedidas pelos regimes próprios de previdência social.

Previdência Corporate, por Redação

Fundo de previdência complementar é penhorável a partir de 40 salários

A 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (Brasília) acolheu parcialmente uma apelação proposta pela Fazenda Nacional contra decisão de primeira instância, mas decidiu que só pode ser bloqueada, em fundo de previdência complement

Previdência Corporate, por Redação

INSS inicia pagamentos de benefícios de até um mínimo nesta segunda-feira

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar nesta segunda-feira (26) os benefícios de quem ganha até um salário mínimo.

Deixe seu Comentário:

=