Publicado por Redação em Dental - 29/07/2011 às 15:31:27

Cimento de cálcio melhora recuperação de tratamento de canal e reduz custo

Um cimento composto à base de aluminato de cálcio, material utilizado em larga escala na construção civil, deve cortar pela metade o custo de um procedimento dentário que envolva tratamento de canal. O material é usado no cimento refratário e é capaz de suportar altas temperaturas com aplicações em fornos siderúrgicos. As informações são da Agência USP.
 
O novo material, chamado EndoBinder, foi testado e aprimorado pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo) e desenvolvido pela Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), com tecnologia transferida para empresa privada.
 
Além do custo menor, o material mostrou melhores resultados no selamento de perfurações dentárias radiculares, ou seja, perfuração de raízes simples e duplas, chamadas de furca de dentes. É o que explica a professora Fernanda Panzeri Pires de Souza, coordenadora das pesquisas e responsável pelo Laboratório de Análise de Biomateriais, da USP Ribeirão Preto.
 
- Nos testes biológicos, em ratos, verificamos que ele trouxe um resultado mais benéfico que o material atualmente utilizado, principalmente na recuperação do tecido no local, pois causa menor inflamação.
 
De acordo com a professora, o EndoBinder também manchou menos os dentes.
 
- O material que está hoje no mercado, ao final de um ano, apresentou aspecto acinzentado, enquanto o EndoBinder não mostrou diferença visual na aparência do dente ao final do mesmo período.
 
As perfurações de raízes podem ocorrer tanto por acidente, durante o tratamento do canal, como por processo inflamatório no local. Também podem ser causadas por cárie, que deixa a dentina muito fina, ou ainda por traumas.
 
Além de testar o selamento da perfuração na raiz, a professora diz que foram modificadas algumas composições, como o radiopacificador, por exemplo, um produto colocado no cimento para que ele fique visível na radiografia.
 
- Depois disso, fomos saber se ele era viável biologicamente. Primeiro testamos em ratos, e ele mostrou um resultado melhor, causando menos inflamação no tecido do que o produto existente no mercado, por isso levou a uma recuperação mais rápida.
 
Fonte: www.odontosites.com.br | 29.07.11

Posts relacionados

Dental, por Redação

Maçã ajuda a manter a boa higiene bucal

Não basta ir ao dentista regularmente. É preciso seguir uma dieta equilibrada para manter em dia a saúde bucal. Especialistas nessa área apontam os principais alimentos que ajudam a deixar dentes e gengivas fortes e saudáveis.

Dental, por Redação

Até 2014, MS receberá R$ 54,96 mi para o Programa Brasil Sorridente

Para fortalecer o Programa Brasil Sorridente, o Governo Federal irá destinar R$ 3,6 bilhões para ampliação das equipes de Saúde Bucal e de Centros de Especialidades Odontológicas, até 2014.

Dental, por Redação

Conheça soluções para melhorar seu sorriso

Nem todas as pessoas são candidatas para realizar o clareamento. O clareamento não é recomendado se você tem restaurações da própria cor dos dentes, coroas, jaquetas ou facetas em seus dentes incisivos - o clareador não alterará a cor desses materiais, que ficarão aparentes no seu novo sorriso clareado.

Dental, por Redação

Diabete e problemas de saúde bucal.

As pesquisas mais recentes sugerem que há uma ligação entre a gengivite e a diabete. Embora já se saiba que os diabéticos têm maior chance de desenvolver doença periodontal, novos estudos indicam que a gengivite crônica pode ser um fator de risco para a diabete.

Dental, por Redação

Saúde amplia Laboratórios de Próteses Dentárias no país

Durante a Conferência Estadual de Saúde da Bahia, em 13 de setembro, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou uma Portaria que amplia os Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias no país. O objetivo é zerar a necessidade de próteses dentárias na população de extrema pobreza.

Dental, por Redação


Deixe seu Comentário:

=