Publicado por Redação em Dental - 29/06/2011 às 14:26:00

Adultos têm medo de ir ao dentista

 

Embora os tratamentos odontológicos tenham sido aperfeiçoados nas últimas décadas, as pessoas ainda ficam ansiosas enquanto aguardam sua vez de serem atendidas.
 
Não é mito: adultos têm medo ou ficam ansiosos quando vão ao dentista. E muitos dos que se sentem assim relatam já ter vivenciado uma situação traumatizante relacionada ao tratamento odontológico. É o que revela pesquisa desenvolvida por Sibele Sarti Penha e sua equipe, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP).
 
“Uma das dificuldades encontradas pelo clínico durante o atendimento odontológico é o medo que alguns pacientes manifestam ter em relação aos procedimentos que terão curso durante a sessão”. Apesar do aperfeiçoamento dos equipamentos e dos procedimentos dentais e de métodos de prevenção, o relato de ansiedade e dor e/ou desconforto, associado ao tratamento dental, parece não ter mudado com o passar do tempo, dizem.
 
Foram entrevistados cerca de 250 pacientes que procuraram um serviço odontológico de emergência no município de São Paulo. As entrevistas foram feitas enquanto os pacientes aguardavam sua vez de serem atendidos. “Foram identificados 28,2% de indivíduos com algum grau de ansiedade, em que as mulheres foram consideradas mais ansiosas que os homens; e 14,3% de pacientes com alto grau de medo”, relatam Sibele e sua equipe no artigo. “Experiência traumática anterior ocorreu em 46,5% dos pacientes ansiosos”, completam.
 
A maioria dos entrevistados disse ter procurado o serviço odontológico de emergência por estar sentindo dor. “A demora para procura de alívio dos sintomas foi maior do que sete dias em 44,4% da amostra. E, na presença de dor, 48,0% dos pacientes afirmaram que somente procuraram ou procurariam atendimento quando a intensidade da dor fosse insuportável”, comentam os pesquisadores no artigo.
 
Apesar desse discurso, as mulheres ansiosas compareceram ao dentista com freqüência relativamente elevada. Os pacientes com medo, de ambos os sexos, também não tardaram a procurar o dentista após notarem agravos em sua saúde bucal. “Isto sugere que pacientes de emergência que apresentam medo procuram atendimento no início dos sintomas. Esta procura imediata pode representar uma tentativa de sanar a queixa odontológica rapidamente, evitando possíveis complicações e o recrudescimento do quadro”, concluem Sibele e sua equipe no artigo.
 
Fonte: odontologika.uol.com.br | 29.06.11

Seguro Educacional

Posts relacionados

Dental, por Redação

Mantenedores de espaço podem ajudar os dentes permanentes a crescerem na posição certa

Os dentes decíduos geralmente começam a aparecer quando o bebê tem entre 6 meses e um ano de idade. Os dentes decíduos ajudam as crianças a mastigar e falar. Também mantêm o espaço na mandíbula e maxila para os dentes permanentes que estão se desenvolvendo em baixo das gengivas.

Dental, por Redação

Problemas periodontais podem afetar a fertilidade feminina

Pesquisa da Universidade do Oeste da Austrália sugere que uma higiene bucal precária é tão ruim para a fertilidade de uma mulher quanto a obesidade

Dental, por Redação

CNPq oferece 2 mil bolsas para intercâmbio inclusive para odontologia

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) definiu para quais áreas serão destinadas as 2 mil primeiras bolsas do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF).

Deixe seu Comentário:

=