Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 04/02/2011 às 18:24:39
Cientistas criam veias a partir de células musculares
Science/AAAS
		Um estudo com babuínos e cães publicado no "Science Translational Medicine" sugere que as veias poderiam ser armazenadas por até um ano e utilizadas por qualquer paciente, sem risco de rejeição.
	
		Vasos sanguíneos já podem ser produzidos a partir de células do próprio paciente, mas isso pode levar diversos meses.
	
		Nem sempre é possível utilizar os próprios vasos sanguíneos do paciente nas cirurgias e diversos grupos de pesquisa estão tentando criar alternativas artificiais.
	
		Pesquisadores da empresa de biotecnologia Humacyte, da Escola de Medicina Brody da East Carolina University e da Duke University Medical Centre, na Carolina do Norte, construíram uma veia composta por células do músculo liso dos vasos sanguíneos originais.
	
		Quando as células crescem, elas constroem seu próprio tecido de colágeno e causam a ruptura da estrutura original.
	
		Os pesquisadores usaram detergente para matar as células, permitindo que o tubo de colágeno restante pudesse ser implantado em qualquer pessoa, sem desencadear uma reação imunológica.
	
		Os tubos podem ser armazenados por, no mínimo, 12 meses. Quando eles foram testados em babuínos, permitiram o fluxo do sangue normalmente depois de seis meses.
	
		A combinação de armazenamento e a possibilidade de implantar os vasos sanguíneos em qualquer paciente deixaram os pesquisadores animados.
	
		"Os doentes não terão período de espera para a produção do enxerto, pois eles já foram criados e armazenados, ao contrário daqueles feitos para cada paciente, que envolvem um longo tempo de espera", disseram.
	
		Os cientistas esperam começar os testes em humanos no ano que vem.
	
		Fonte: www1.folha.uol.com.br | 04.02.11
	
Posts relacionados
Excesso de analgésicos cria círculo vicioso da dor
Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem intensas dores de cabeça "completamente evitáveis".
                                    5 novos remédios para artrite entram na lista do SUS
O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (11) que vai distribuir pelo Sistema Único de Saúde (SUS) cinco novos medicamentos para artrite reumatoide - abatacepte, certolizumabe pegol, golimumabe, tocilizumabe e rituximabe.
                                    Projeto propõe que doação a hospital seja deduzida do IR
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3235/12, do deputado Toninho Pinheiro (PP-MG), que permite às pessoas físicas e jurídicas deduzir do Imposto de Renda parte dos valores gastos com a compra de equipamentos para doação a laboratórios,
                                    Casos de dengue no país diminuem 60% em janeiro
O número de casos de dengue este mês diminuiu 60% em relação a janeiro do ano passado, informou o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho.
                                    USP está entre as melhores do mundo em medicina
Performance das universidades latino-americanas teve forte melhora no ranking QS World University de 2011, publicado nesta segunda-feira (05). Veja onde estão as brasileiras
                                    


