Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 04/02/2011 às 18:24:39

Cientistas criam veias a partir de células musculares

Science/AAAS

Um estudo com babuínos e cães publicado no "Science Translational Medicine" sugere que as veias poderiam ser armazenadas por até um ano e utilizadas por qualquer paciente, sem risco de rejeição.
 
Vasos sanguíneos já podem ser produzidos a partir de células do próprio paciente, mas isso pode levar diversos meses.
 
Nem sempre é possível utilizar os próprios vasos sanguíneos do paciente nas cirurgias e diversos grupos de pesquisa estão tentando criar alternativas artificiais.
 
Pesquisadores da empresa de biotecnologia Humacyte, da Escola de Medicina Brody da East Carolina University e da Duke University Medical Centre, na Carolina do Norte, construíram uma veia composta por células do músculo liso dos vasos sanguíneos originais.
 
Quando as células crescem, elas constroem seu próprio tecido de colágeno e causam a ruptura da estrutura original.
 
Os pesquisadores usaram detergente para matar as células, permitindo que o tubo de colágeno restante pudesse ser implantado em qualquer pessoa, sem desencadear uma reação imunológica.
 
Os tubos podem ser armazenados por, no mínimo, 12 meses. Quando eles foram testados em babuínos, permitiram o fluxo do sangue normalmente depois de seis meses.
 
A combinação de armazenamento e a possibilidade de implantar os vasos sanguíneos em qualquer paciente deixaram os pesquisadores animados.
 
"Os doentes não terão período de espera para a produção do enxerto, pois eles já foram criados e armazenados, ao contrário daqueles feitos para cada paciente, que envolvem um longo tempo de espera", disseram.
 
Os cientistas esperam começar os testes em humanos no ano que vem.
 
Fonte: www1.folha.uol.com.br | 04.02.11

 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

SUS fornecerá remédios para psoríase e falta de vitamina H

O Sistema Único de Saúde (SUS) incluiu duas novas drogas na Relação Nacional de Medicamentos (Rename). Uma delas é o clobetasol, indicado para tratar pacientes com psoríase, uma doença crônica da pele caracterizada pela presença de manchas vermelhas e espessas.

Saúde Empresarial, por Redação

SUS pode adotar prontuário eletrônico

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) analisa na próxima quarta-feira (27), em decisão terminativa, projeto de lei que prevê a adoção, pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil precisa investir no tratamento de doenças negligenciadas

O Estado brasileiro precisa adotar medidas de estímulo à produção e ao desenvolvimento de medicamentos para o tratamento das chamadas doenças negligenciadas, que são aquelas que ocorrem principalmente em países pobre ou populações de baixa renda, r

Saúde Empresarial, por Redação

Incidência de doenças aumenta durante o carnaval

Na época do carnaval, a população deve se prevenir. Algumas doenças são mais facilmente transmissíveis durante as festividades, devido às multidões e o contato com grandes números de pessoas.

Deixe seu Comentário:

=