Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 28/04/2011 às 11:19:25

ProTeste detecta risco em esmaltes

A ProTeste Associação de consumidores analisou 12 tons de esmaltes na cor
branca, das três marcas mais vendidas no país (Colorama, Risqué e Impala), para testar quais seriam as opções mais seguras para o consumidor. Sete  tons das marcas Impala e Risqué foram mal avaliados por conterem concentrações de substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde.

Alguns desses componentes já foram eliminados nas fórmulas dos produtos na Europa, como o dibutilftalato e o nitrotolueno, pois estudos apontarem ser potencialmente cancerígenos.

Os únicos produtos brasileiros que poderiam ser comercializados nos países europeus são os da Colorama e os hipoalergênicos da Risqué, que estão livres de tais substâncias. Mas, no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária  (Anvisa) não restringe o uso do dibutilftalato nem o do nitrololueno. E não há limites para uso do tolueno e furfural, encontrados na composição dos esmaltes.

Pelas normas europeias, a quantidade máxima permitida de tolueno é 25% (250.000 mg/kg), e a de furfural, 360 mg/kg. Os esmaltes da Impala (inclusive os da linha hipoalergênica) contêm dibutilftalato. No caso do tolueno, havia concentrações próximas ou até além do limite  permitido na Europa. Os produtos tradicionais da Risqué têm nitrotoluene, e tolueno em quantidades próximas, ou no limite permitido.

Substâncias como dibutilftalato são usadas para plastificar os materiais e, no esmalte, para dar mais brilho. O tolueno é um solvente usado para fixação. Em contato com a pele pode causar alergia. Além disso, seu uso frequente tem efeito cumulativo, podendo provocar câncer.

O teste considerou, também, comparação  da durabilidade, abrasividade, o tempo de secagem e o brilho.

Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 28.04.11


Massificados

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Atividades do cotidiano fazem tão bem quanto ir à academia

Pesquisa concluiu que exercícios físicos proporcionam benefícios à saúde independentemente do tipo de atividade. Ir à academia pode ser tão saudável quanto subir escadas ou limpar a casa

Saúde Empresarial, por Redação

Sírio Libanês vai lançar inventário sobre emissão de CO2

No intuito de garantir a perenidade da instituição de modo ativo e responsável, o Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, vai lançar um inventário sobre emissões de CO2. De acordo com o coordenador de sustentabilidade do hospita

Saúde Empresarial, por Redação

Senado aprova Emenda 29, que regulamenta repasses na Saúde

O Senado aprovou na quarta-feira (7) a regulamentação da Emenda 29, que define os valores mínimos a serem investidos na Saúde. Com isso, a proposta que obrigava a União a repassar pelo menos 10% de seus recursos para a área foi derrubada.

Saúde Empresarial, por Redação

Teve um dia ruim? Sonhar pode ajudar você a se sentir melhor

Quando enfrentamos um dia ruim, cheio de problemas e experiências desagradáveis, sonhos podem nos ajudar a nos sentirmos melhores.

Deixe seu Comentário:

=