Publicado por Redação em Notícias Gerais - 28/03/2012 às 12:48:43

Brics avaliam criar banco conjunto e aproximar bolsas de valores

O grupo Brics (que reúne as potências emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) deve lançar nesta semana a proposta de um banco conjunto de desenvolvimento, e medidas para aproximar suas bolsas de valores.

Autoridades dizem que as iniciativas vão demorar, já que ainda precisam ser definidos os detalhes. Mas elas marcam um novo grau de ambição para o bloco que reúne cerca de metade da população mundial. O Oriente Médio e a segurança energética também serão discutidos, disseram autoridades.

A sigla Bric foi cunhada em 2001 pelo economista Jim O'Neill, do Goldman Sachs, para descrever a guinada econômica global na direção dos grandes mercados emergentes. A África do Sul aderiu ao grupo em 2010, transformando-o em Brics.

Os países realizaram sua primeira cúpula em 2009, e têm sido criticados como nada além de uma mera sigla, já que têm dificuldades para encontrar uma causa comum dos quatro continentes, com economias, sistemas de governo e prioridades radicalmente diferentes.

O anúncio mais relevante da cúpula desta semana na Índia deve ser a intenção de criar um banco de desenvolvimento nos moldes do Banco Mundial.

A iniciativa permitiria que os países reunissem recursos para obras de infraestrutura e também poderia ser usada, em longo prazo, como instrumento de crédito durante crises financeiras globais como a que assola atualmente a Europa, segundo autoridades.

O ministro brasileiro de Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, disse na semana passada a jornalistas em Brasília que os países devem assinar na cúpula um acordo para estudar a criação do banco.

Fonte: reuters


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo central tem superávit de R$1,272 bi em junho

O governo central --formado pelo governo federal, Banco Central e Previdência Social-- registrou superávit primário de 1,272 bilhão de reais em junho, informou o Tesouro Nacional nesta terça-feira. Em maio, o superávit havia ficado em 1,787 bilhão de reais.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa opera sem rumo, com vencimento de opções

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) operava sem tendência definida na manhã desta segunda-feira, influenciada pela ausência de novas notícias sobre a crise da dívida na zona do euro e pelo vencimento de opções sobre ações internas.

Deixe seu Comentário:

=