Publicado por Redação em Notícias Gerais - 14/10/2011 às 14:15:56

Brasil poderá aumentar participação no FMI, diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira (14) que o Brasil poderá aumentar sua participação no FMI (Fundo Monetário Internacional).

Durante cerimônia com governadores da região Sul, em Porto Alegre, a presidente afirmou também que jamais aceitará que o FMI imponha a países em crise critérios que foram impostos ao Brasil quando precisou recorrer a recursos do fundo.

Ontem, Dilma criticou a "ingerência do FMI" sobre os investimentos do governo brasileiro durante os anos 1980 e 1990, quando o Brasil vivia uma crise econômica.

"Nós sabemos o quanto nós perdemos de oportunidades nas duas décadas em que estivemos sob a ingerência do FMI", declarou.

Dilma também comparou a situação de então com a atual crise dos países europeus e dos EUA. "O Brasil passou por um momento muito difícil em 1982, com a crise da dívida soberana. A Europa passa por algo similar."

Para ela, falta "uma convicção política uniforme" aos líderes internacionais sobre como lidar com a atual crise econômica. "Nós já vimos uma parte desse filme. Nós sabemos o que é a supervisão do FMI. Nós sabemos o que é proibir que o país faça investimentos."

A presidente criticou a limitação dos investimentos federais imposta pelo FMI, e disse que o Brasil só voltou a crescer quando começou a investir e a incluir mais pessoas na classe média.

"É isso que nos torna fortes; esse mercado interno da proporção que nós temos."

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 14.10.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Juros futuros fecham quase estáveis, repercutindo indicadores de inflação

Os principais contratos de juros fecharam praticamente estáveis no mercado futuro da BM&F nesta terça-feira (19), com uma leve tendência de queda na ponta mais longa da curva.

Notícias Gerais, por Redação

Fusões e aquisições crescem 32% no Brasil no último trimestre de 2011

As fusões e aquisições no Brasil registraram um aumento de 32%, no quarto trimestre de 2011, na comparação com o mesmo período de 2010. A conclusão foi divulgada pela Intralinks.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa avança, em correção após forte queda registrada na véspera

O Ibovespa registra alta de 0,69% na manhã desta quarta-feira (7), após a abertura do pregão regular, atingindo 65.564 pontos. O principal índice da bolsa nacional recupera parte das perdas da véspera,

Notícias Gerais, por Redação

Idosos com mais de 60 anos podem solicitar o complemento do FGTS

Os idosos com mais de 60 anos, titulares de contas vinculadas ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), poderão assinar o termo de adesão no momento que desejarem para receber o crédito de complemento do FGTS relativo aos planos econômicos Verão e Collor I em valores iguais ou inferiores a R$ 100.

Notícias Gerais, por Redação

De olho nas demais Bolsas, Bovespa fecha em alta de 0,65%

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) teve uma recuperação somente moderada após três sessões consecutivas de baixa, seguindo de perto a melhora vista nas Bolsas europeias e americanas.

Notícias Gerais, por Redação

Economia mundial entrou em nova fase perigosa, diz diretora do FMI

Em seu primeiro grande pronunciamento em Washington desde que assumiu o comando do FMI (Fundo Monetário Internacional), em julho deste ano, a francesa Christine Lagarde disse nesta quinta-feira que a economia mundial entrou em uma nova fase "perigosa".

Deixe seu Comentário:

=