Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/02/2012 às 08:53:41

Inflação pesa menos para baixa renda em 12 meses, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-C1), que mede a inflação para famílias com renda de até 2,5 salários mínimos, apresentou variação de 0,86% em janeiro, acumulando alta de 5,43% nos últimos 12 meses. No mês, o Índice de preços ao Consumidor - Brasil (IPC-BR), que mede a inflação média para a população total do País, registrou variação de 0,81%, com alta acumulada de 5,88% nos últimos, acima da inflação registrada para as famílias de baixa renda. O levantamento foi divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta terça-feira.

Quatro das sete classes de despesa que compõem o IPC-BR apresentaram decréscimo em suas taxas de variação. A variação do grupo alimentação passou de 1,74% para 0,58%, enquanto a variação do grupo habitação caiu de 0,42% para 0,38%. Vestuário e saúde e cuidados pessoais também caíram. Contribuíram para estas desacelerações os itens carnes bovinas, tarifa de eletricidade residencial, roupas e artigos de higiene e cuidado pessoal, segundo a FGV.

O grupo educação, leitura e recreação apresentou alta na sua tava de variação, de 0,77% para 3,54%, assim como os grupos transportes (0,00% para 3,25%) e despesas diversas (0,21% para 0,29%). As principais influências partiram dos itens cursos formais, tarifa de ônibus urbano e alimento para animais domésticos.

Fonte:economia.terra.com.br|07.02.12


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

ONU chega a local de suposto ataque químico na Síria, dizem ativistas

Comboio foi atingido por disparos no caminho, mas ninguém ficou ferido. Grupo atravessou bloqueio de rua mantido pela inteligência síria.

Notícias Gerais, por Redação

BC: previsão de crescimento do PIB despenca para 1,6% em 2012

O Banco Central reviu nesta quinta-feira a previsão de crescimento da economia brasileira para 2012, que passou de 2,5% em junho para apenas 1,6% em setembro.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação dos idosos acelera e encerra segundo trimestre em 1,39%

De acordo com o IPC-3i (Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade), divulgado nesta quarta-feira (11) pela FGV (Fundação Getulio Vargas), a inflação para a população com idade acima de 60 anos encerrou o segundo trimestre do ano em 1,39%, acima da média nacional de 1,15%, para o mesmo período.

Notícias Gerais, por Redação

Redução da desigualdade requer reforma tributária,diz especialista

O avanço da redução da desigualdade social no Brasil depende agora mais de uma reforma tributária do que da expansão de programas como o Bolsa Família, afirma o cientista político Ricardo Ismael, da PUC-Rio.

Notícias Gerais, por Redação

Sinal de alerta

Setembro chegou repleto de sinais preocupantes na economia.

Deixe seu Comentário:

=