Publicado por Redação em Previdência Corporate - 01/08/2014 às 10:13:45

Rendimento de fundos de previdência privada encolhe e perde para a inflação

Esperança de milhões de brasileiros que desejam ter uma renda complementar na aposentadoria, os fundos de previdência privada perderam para a inflação no ano passado. De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), o rendimento médio dos fundos foi de apenas 5,85% enquanto o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aumentou 5,91%. No ano anterior, o ganho havia sido de 10,61%.

O vice-presidente da Anbima, Carlos Massaro, explica que o resultado negativo foi consequência da combinação de alta dos juros e do sistema de marcação a mercado, pelo qual os fundos devem registrar os títulos que mantêm em carteira pelo valor que eles teriam se fossem negociados naquele momento, antes do vencimento. Com a subida dos juros em 2013, boa parte dos papéis de renda fixa ficou defasada e os fundos acabaram contabilizando perdas.

Massaro observa, porém, que a tendência começa a ser revertida em 2014. “De janeiro a julho, o desempenho já foi melhor que o de todo o ano passado. Está em 6,01%, acima da inflação acumulada no ano”, afirma. Conforme os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15, um indicador prévio da inflação oficial, teve alta de 4,17% desde janeiro.

Na avaliação do economista Ricardo Rocha, professor de Finanças do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), o desempenho ruim dos fundos de previdência em 2013 decorreu também de um erro de estratégia dos gestores. “A renda fixa não conseguiu ganhar da inflação, e a bolsa, onde está boa parte dos ativos desses fundos, não vem registrando ganhos expressivos. Eles estavam muito chapa-branca. Acharam que a Selic (taxa básica da economia) ficaria inalterada e apostaram nisso. Mas os juros subiram, e eles acabaram perdendo o rendimento”, explica.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Veja as vantagens e como implantar a previdência privada

Estruturar um pacote de benefícios atraente é uma das formas de fazer com que uma empresa consiga contratar e reter profissionais talentosos. Além de pagar um salário compatível com o mercado, e agregar vantagens como vale-alimentação ou assistência médica,

Previdência Corporate, por Redação

Legislativo e Executivo poderão ter o mesmo fundo de previdência complementar

A previdência complementar do Executivo e do Legislativo poderá ficar a cargo de uma só fundação. A informação é do ministro da Previdência, Garibaldi Alves, que se reuniu nesta segunda-feira (13) com o presidente do Senado, José Sarney.

Previdência Corporate, por Redação

Aposentadoria: veja o que muda se fator previdenciário deixar de exisitir

Na última quarta-feira (27), o ministro Guido Mantega se reuniu com representantes da Força Sindical para discutir alternativas ao fator previdenciário. Na ocasião, o governo pediu um prazo até o dia 10 de julho para apresentar uma proposta em substituição ao fator;

Previdência Corporate, por Redação

Gastos com previdência pública superam investimentos

Os investimentos previstos no Orçamento da União têm ficado abaixo dos gastos com o Regime de Previdência dos servidores públicos (civis e militares) e de outras despesas obrigatórias.

Deixe seu Comentário:

=